Saiba porque o consumo da água vai muito além da hidratação

Saúde

Líquido tem papel fundamental na hidratação da pele, cabelo e unhas, no controle da temperatura corporal, estímulo e bom funcionamento do intestino

Você provavelmente já ouviu que o consumo de água é muito importante para o corpo. Fala-se muito sobre hidratação, mas poucas pessoas sabem ao certo o tamanho da importância do líquido para o organismo. 

60% do peso corporal de um adulto é constituído por água. “O líquido está diretamente relacionado ao transporte de nutrientes para as células. Se uma pessoa não estiver bem hidratada, as células não recebem o aporte adequado de nutrientes, podendo afetar na fadiga, cansaço, queda de cabelos, enfraquecimento de unhas, visão embaçada e até queda da imunidade, dependendo das células que forem afetadas”, afirma Marcela Mendes, nutricionista do Mundo Verde.

Apesar de não existir um consenso entre os órgãos da saúde sobre a quantidade ideal de água diária, os profissionais indicam um cálculo para checar o consumo diário. “Basta multiplicar 30ml x o peso ou 35ml x peso. O resultado da conta mostra a quantidade ideal de cada indivíduo”, ressalta a nutricionista, destacando que o volume diário pode mudar de acordo com gênero, peso, idade e atividade física.

Além disso, a água tem papel fundamental na hidratação da pele, cabelo e unhas, no controle da temperatura corporal, estímulo e bom funcionamento do intestino, melhora de foco, concentração e memória, redução da fadiga, bom funcionamento dos rins e de vários outros órgãos e formação de tecidos, incluindo os músculos.

Água aromatizada com maçã, canela e limão

Ingredientes

300ml de água com gás

4 rodelas de maçã com casca (sem caroço)

2 unidades de canela em pau

1 rodela de limão

4 cubos de gelo

Modo de preparo

Coloque os cubos de gelo em um copo de vidro largo. Adicione as rodelas de maça, o limão e a canela. Por fim, coloque a água com gás e vá consumindo ao longo do dia.

Comente sobre esta matéria ;)