Quais hábitos devem ser mantidos durante e após a flexibilização da quarentena

Saúde

Essa semana iniciou a flexibilização parcial da quarentena em São Paulo, decretada pelo Governo do Estado. A retomada será gradual e foi dividida em cinco fases e todas elas necessitarão de cuidados. Aliás, alguns cuidados devem continuar mesmo após o fim da pandemia, segundo o infectologista do São Cristóvão Saúde, Dr. Jorge Paez.

“Mesmo com a flexibilização devemos manter o isolamento social até que os números de casos novos e óbitos mostrem um declínio sustentado, o que atualmente ainda não está acontecendo. Se for necessário sair de casa, não saia sem máscara e lembre-se de trocá-la a cada duas horas ou antes se umedecer. É importante ressaltar que sempre que for tirar a máscara deve-se manusear pelos elásticos. Outra medida que devemos levar para a vida é a higiene das mãos e a etiqueta respiratória, fundamental para evitar a contaminação ao contato com superfícies, assim como levar as mãos na boca, nariz ou olhos.”, disse o infectologista.

Mesmo durante a flexibilização, é importante que as pessoas se mantenham em isolamento social, principalmente se houver algum sintoma respiratório. Outra medida básica que muitos podem não se atentar é manter a carteira de vacinação atualizada e tomar as doses das vacinas necessárias da data correta, se protegendo de possíveis doenças. “Alguns hábitos que adquirimos ou reforçamos durante a pandemia devem ser mantidos para toda a vida, como manter ambientes limpos e arejados, higienizar corretamente os alimentos antes de prepará-los, lavar as mãos com mais frequência e da maneira correta, evitar sair de casa caso esteja com sintomas respiratórios para não contaminar outras pessoas, entre outros.”, finalizou o infectologista Dr. Jorge Paez.

Quando a pandemia acabar e a vida enfim voltar ao normal, hábitos como higienizar embalagens de produtos que compramos no mercado ou delivery e o uso contínuo de máscara poderão ficar no passado.

Comente sobre esta matéria ;)