1

Mudanças no estilo de vida e alimentação auxiliam na redução dos níveis de triglicérides no sangue

Gerente de Nutrição clínica do HCor orienta sobre o consumo de alimentos e mudanças de hábitos que controlam os níveis dessa gordura

Triglicérides é um tipo de gordura presente no sangue, que em níveis elevados podem estar associados ao consumo de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos como açúcar, mel, bolos, doces em geral, chocolates, refrigerantes, pães, massas, tortas, fubá e farinhas. O excesso no consumo de bebida alcoólica também pode aumentar o nível no sangue.

“Esse tipo de gordura apresenta papel essencialmente energético, ou seja, fornecer energia para uso imediato ou para armazenamento no tecido gorduroso”, explica a nutricionista Rosana Perim, gerente de Nutrição Clínica do HCor.

A causa mais comum do aumento de triglicérides é a obesidade, mas existem outros fatores como o hipotireoidismo, o diabetes mellitus descontrolado, algumas doenças do rim (síndrome nefrótica) e a herança genética.

Nível no sangue

Os valores normais dos triglicérides no sangue, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) são:

Até 150 mg/dL = normal
Entre 150 e 199 mg/dL = limítrofe
Entre 200 e 500 mg/dL = elevado
Maior que 500 mg/dL= muito elevado

Para controlar os triglicérides

Um exame de sangue pode detectar como está o nível dos triglicérides. Se estiver elevado, algumas recomendações devem ser seguidas. Entre elas, listamos abaixo:

– Perder peso (em pessoas com obesidade ou sobrepeso).

– Aumentar o tempo de realização de atividade física.

– Diminuir ou interromper o consumo de bebida alcoólica.

– Abandonar o tabagismo.

– Reduzir o consumo de calorias totais, com restrição de gorduras e carboidratos simples (pães e bolachas doces, massas, bolos, farinhas, arroz, açúcar e doces).

– Aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras.

– Incluir na alimentação gorduras saudáveis como as monoinsaturadas (azeite, abacate, e oleaginosas) e as polinsaturadas (óleos vegetais, linhaça e peixes ricos em ômega-3 como sardinha, atum e salmão.

– Em alguns casos, é necessário o uso de medicamentos associado à mudança de estilo de vida.

Comente sobre esta matéria ;)