1

Hotel Unico Riviera Maya cria altar Dia de Los Muertos

Hotel UNICO 20º87º Hotel Riviera faz homenagem a uma das mais emblemáticas tradições do México 

Hotel cria altar especial para a celebração de Día de Los Muertos, declarada Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2008

Localizado no maravilhoso paraíso natural do Caribe, em frente às imponentes e imaculadas praias da Riviera Maia, o exclusivo hotel UNICO 20º87º Hotel Riviera Maya vai levar uma experiência especial para celebrar uma das tradições mais emblemáticas do México, o Día de los Muertos.

Conhecida por ser um retorno temporário das almas dos falecidos, que voltam para casa para reencontrar seus familiares e se alimentar da essência dos alimentos que lhes são oferecidos nos altares colocados em sua homenagem, a festividade tornou-se uma grande oportunidade para quem busca viajar e aprender um pouco mais sobre a cultura mexicana e, por isso, entre o dia 30 de outubro e a madrugada de 2 de novembro, o hotel contará com um espaço criado para que os hóspedes possam deixar as suas oferendas. 

Com um desenho exclusivo de 2 árvores de desejos, o altar será um ponto para que os hóspedes possam depositar os nomes de entes queridos já falecidos em uma homenagem que, posteriormente, serão recolhidos pelas Catrinas, em uma simulação de que já passaram o dia no altar e é hora de voltar ao mundo dos mortos.

Na cultura popular mexicana, La Catrina de los toletis é a representação do esqueleto de uma dama da alta sociedade e simboliza o “memento mori” para que as pessoas lembrem que as diferenças sociais não significam nada diante da morte 

A eterna tradição mexicana em que a morte é um símbolo da vida e é homenageada com desfiles, rituais, serenatas de mariachi, oferendas e Pan Muerto, se materializa no UNICO 20º87º Hotel Riviera Maya e poderá ser vivida no melhor destino turístico projetado sob o conceito All Inclusive que irá cativar os visitantes com atividades preparadas para esta celebração .

A tradição também indica que, para facilitar o retorno das almas à terra, devem ser estendidas pétalas de flores de calêndula e colocadas velas traçando o caminho que irão percorrer para que essas almas não se percam e cheguem ao seu destino. Antigamente, esse caminho ia da casa da família ao panteão onde seus entes queridos repousavam.

A origem do Día de los Muertos está na harmonia entre a festa dos rituais religiosos católicos levados pelos espanhóis e a comemoração que os indígenas realizavam desde os tempos pré-hispânicos; os antigos mexicas, mixtecas, texcocanos, zapotecas, tlaxcalanos, totonacs e outros povos do antigo México, transferiram para o calendário cristão a veneração de seus mortos, que coincidiu com o fim do ciclo agrícola do milho, principal safra alimentar do país.

O hotel, inaugurado em 2017, emerge de um autêntico paraíso natural com o objetivo de proporcionar uma experiência inesquecível de tradição, cor, música, sabores e aromas que farão parte da vivência do UNICO 20º87º, nesta data especial para a cultura mexicana, que envolverá turistas e visitantes com uma gastronomia local e uma diversidade de atividades de luxo e relaxamento.

Para mais informações acesse https://www.unicohotelrivieramaya.com e siga o hotel no instagram em @UNICO2087 #MyUNICOExperience 

Comente sobre esta matéria ;)