1

Dia Mundial do Rim – Prevenção da saúde renal infantil

No Dia Mundial do Rim, Diálise Pediátrica do Hospital São Paulo chama atenção para saúde renal infantil

Ação de conscientização e prevenção acontece na tarde de 14 de março no ambulatório Geral e de Nefrologia do HSP

A Diálise Pediátrica do Hospital São Paulo (HSP/Unifesp) comemora 25 anos de atuação investindo na prevenção e conscientização da saúde renal infantil. Quem estiver presente no Ambulatório do HSP, em 14 de março, das 13h às 16h, receberá todas informações sobre como estar atento aos sinais de doenças renais em crianças.

“É importante aferir a pressão arterial, dosar a creatinina, para prevenir doenças renais. Ninguém pensa na pressão de criança porque acham que não é hipertensa”, explica a professora Maria Cristina de Andrade, pediatra, com especialização em Nefrologia Pediátrica, do HSP/Unifesp.

“Vamos trabalhar com as informações básicas e simples que ajudam no diagnóstico precoce, falando sobre os principais mitos da doença em crianças, incluindo o processo de diálise”, esclarece a pediatra Maria Luiza do Val.

O serviço de Diálise Pediátrica do HSP é pioneiro no Brasil e já atendeu mais de 240 crianças, de 0 a 18 anos. As crianças atendidas em terapia dialítica, geralmente, aguardam por transplante. “O tempo de diálise em crianças é menor, geralmente de seis a oito meses. A fila adulta de transplante renal está entre três a cinco anos e a infantil entre seis e oito meses”, diz Maria Cristina. 

O trabalho do serviço de Diálise Pediátrica não fica restrito somente ao tratamento. Graças ao trabalho do Voluntariado e do engajamento da equipe, as crianças recebem doações de material escolar e de alimentos, além de serem recebidas com café da manhã, inclusive para os pais. “Esse trabalho complementar proporciona, além do acolhimento, condições para a manutenção do tratamento. Nossos pacientes são, em sua grande maioria, das classes C, D e E”, finaliza Maria Luiza.

Serviço:

Dia Mundial do Rim – Prevenção da saúde renal infantil

Dia 14 de março, das 13h às 16h

Ambulatório Hospital São Paulo

Rua José de Magalhães, 340 – Vila Clementino

Comente sobre esta matéria ;)