1

Depilação Masculina: Mitos e Verdades

Ricardo Triano, professor de depilação e embaixador oficial da Depil Homme, elaborou algumas questões para esclarecer Mitos e Verdades da Depilação masculina.

  • Depilação com cera não é permitida na região íntima/peniana

Mito: Cera é permitido sim, e muito utilizada para depilação íntima masculina. Dê preferência a cera quente, pois a temperatura auxilia na dilatação dos poros, facilitando a saída dos pelos.

  • Depilar exige preparo da pele?

Verdade: Em uma pele hidratada os pelos são removidos com muito mais facilidade. É recomendado, em média, 3 dias antes da depilação realizar esfoliação corporal para remoção do excesso de pele e desobstrução dos poros.

  • Depois da depilação é preciso uma rotina de cuidados específicos

Verdade: A pele precisará de cuidados para que ela se recupere logo. Existem hidratantes próprios para tratar a pele pós depilação. Prefira esses!

  • Depilação completa na virilha aumenta o prazer sexual

Mito: O prazer sexual não está relacionado a ter pelos ou não na virilha. A retirada dos pelos, ou permanecer com eles, está ligado a preferências pessoais.

  • A depilação pode manchar ou escurecer a pele?

Verdade: A depilação deve ser feita sempre por um profissional capacitado, pois o mesmo terá condições de realizar o procedimento de maneira eficaz e segura. Quando a pessoa que vai realizar o procedimento não tem conhecimento, pode errar a temperatura da cera ou pode passar cera várias vezes no mesmo local. Outro fator importante: se a pele for exposta ao sol nas 48h seguintes ao procedimento, existe o risco de manchar. Deve-se respeitar o prazo de 48h para recuperação e usar sempre um protetor solar.

  • Usar protetor solar nas áreas depiladas pode prevenir manchas?

Verdade: O Uso de Protetor solar é indispensável, principalmente após a depilação, pois a pele está sensibilizada e se não for protegida pode manchar!

  • Depilação pode encravar os pelos?

Verdade: Os pelo encravados podem acontecer se a técnica não for feita de forma correta, ou se a pessoa tiver predisposição, uma produção de queratina muito alta, mas é muito fácil resolver! Recomenda-se realizar esfoliação corporal com sabonete ou creme esfoliante ao menos 1 x por semana.

  • Passar lâmina na pele, logo após a depilação com cera, evita que os pelos encravem

Mito: Jamais! Esse ato pode agravar ainda mais o estado da pele que já está sensibilizada. Deve-se usar gel calmante ou creme hidratante próprio para pós depilação, mas passar a lamina nunca!

  • Cera fria deixa os pelos encravados?

Mito: Não, a cera fria apenas é mais desconfortável, já a cera quente auxilia na dilatação dos poros fazendo com que o pelo seja removido mais facilmente.

  • Passar hidratante ou desodorante que contenha álcool, depois da depilação, irrita a pele?

Verdade: Qualquer cosmético que contenha álcool em sua composição não deve ser utilizado logo após o procedimento. A pele precisa de, ao menos, 24 horas para se recuperar! Como disse anteriormente, existe produto apropriado para pós depilação, como o CREME DE AZULENO, que, além de ação hidratante, vai agir como calmante e regenerador.

  • A cera quente aplicada com muita frequência pode causar flacidez

Mito: Cera tem uma ação superficial sobre a pele (epiderme), nada tem de contato com as fibras de elastina e colágeno da pele. CERA NÃO CAUSA FLACIDEZ, portanto.

  • A reutilização da cera traz problema de pele?

Verdade: Muitos problemas. Os principais são riscos de contaminação, de doenças como micoses, hepatite c, entre muitas outras. Cera é de uso individual e ao termino da sessão deve ser descartada. Fique Atento!

  • A depilação com cera quente faz os pelos crescerem mais depressa do que a depilação com cera fria?

Mito: Ambas fazem a extração do pelo desde a raiz, o tempo de crescimento do pelo vai depender da questão hormonal de cada pessoa!

  • Retirar totalmente os pelos da virilha pode trazer riscos à saúde?

Mito: Risco nenhum. Na era primata os pelos serviam como uma proteção, pois as pessoas não usavam roupas, sentavam e dormiam no chão, não havia vacinas e nada relacionado aos cuidados de saúde! Com a evolução dos tempos atuais, o pelo em determinadas partes do corpo não desempenham mais esta função. O acúmulo de pelo, de transpiração de odor e temperatura pode levar ao aumento de fungos e bactérias em determinadas áreas! Portanto, é super valido fazer a sua depilação!

  • Depois da depilação na virilha, o ideal é não usar roupa íntima?

Mito: Pode se usar sim, desde que a peça esteja limpa! Uma boa dica é levar uma peça limpa para vestir após o procedimento.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Depilação com cera ficou estigmatizada pela dor descrita por alguns como torturante. Isso ainda existe?

A dor está mais relacionada ao procedimento feito de qualquer forma pelo profissional. A tecnologia no desenvolvimento das ceras atualmente é de altíssima qualidade, apresentando fórmulas que precisamente aderem aos pelos e não a pele, deixando uma sensação de suavidade! Por isso a importância de escolher um bom profissional e dele escolher uma boa marca de produtos.

Qual a vantagem do homem tirar todos os pelos do corpo?

Para alguns homens, a remoção dos pelos pode ser libertador, dar mais conforto e bem-estar, principalmente em áreas intimas, que são regiões úmidas e quentes. Lembrando que é escolha de cada um. Há homens que sentem-se bem com seus pelos.

Comente sobre esta matéria ;)