Volvo Car anuncia repasse de imposto de importação
Volvo Car Brasil reforça seu compromisso com Brasil e com a eletrificação e anuncia repasse do Imposto de Importação ao consumidor final
Empresa sueca anuncia sua estratégia, fará um repasse em janeiro em valor inferior ao aumento no ano anunciado pelo Governo Federal
O Governo Federal – por meio da Câmara do Comércio Exterior (Camex) – anunciou, em novembro, a retomada do imposto de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in. A taxação volta a partir de janeiro de 2024 e chegará a 35% até julho de 2026, conforme tabela abaixo:
Jan´24
Jul´24
Jul´25
Jul´26
BEV
10%
18%
25%
35%
PHEV
12%
20%
28%
35%
A Volvo Car Brasil, garantindo o comprometimento com o país, a eletrificação, a mobilidade sustentável e, em respeito ao consumidor brasileiro, optou, neste momento, pelo repasse médio de 7,7% aos preços dos seus produtos, garantindo previsibilidade ao seu cliente de qual será o impacto deste imposto ao adquirir um novo Volvo.
O EX30, novo lançamento da empresa e principal aposta para 2024, terá um ajuste de somente 5%. O XC40 e o C40 receberão 10% e, por fim, os modelos XC60 e XC90, com motorização híbrida, também terão seus valores ajustados em 10%, valendo para todo o ano de 2024.
EX30
5%
XC40/C40
10%
XC60
10%
XC90
10%
Média
7,7%
“Foi uma decisão muito estudada de como iremos traçar o futuro da companhia no curto prazo. Acreditamos que este formato seja o melhor para deixar claro ao mercado quais são os nossos objetivos comerciais, além de dar ao consumidor a tranquilidade para adquirir seu carro sem surpresas”, explica Marcelo Godoy, novo Presidente da Volvo Car Brasil, e assume o cargo da operação no Brasil a partir de janeiro de 2024.
A empresa afirma ainda que a decisão do governo não irá alterar a estratégia de crescimento no país e que a Volvo continuará contando apenas com carros eletrificados em seu portfólio de produto.
Pioneira no segmento de eletrificação, a Volvo tem como meta global comercializar somente carros 100% elétricos até 2030. O Brasil foi a segunda operação da empresa a avançar em tal objetivo, eliminando os carros a combustão de seu portfólio desde 2021. Até 2025, esse portifólio já será 80% elétrico.
“Temos destaque global pela nossa estratégia avançada em eletrificação. Este é um caminho longo, que estamos percorrendo desde 2020, quando instalamos as nossas primeiras estações de recarga. Hoje, além de uma empresa que vende carros, somos uma empresa que investe na mobilidade sustentável. A Volvo Car Brasil contribui com a infraestrutura do país com um investimento de mais de R$ 70 milhões em mais de 100 eletropostos rápidos em todo o Brasil para usuários de carros elétricos de qualquer marca”, complementa Marcelo.
A Volvo Car Brasil já comercializou mais de sete mil e quinhentos carros em 2023, tendo um crescimento de mais de 70% em relação ao mesmo período do ano passado. Com a chegada do EX30, a empresa pretende alcançar a marca de 17 mil carros vendidos no país em 2024.