1

Brincadeiras para promover o desenvolvimento dos bebês

MAM Baby reforça a importância de brincar e traz dicas de brincadeiras para promover o desenvolvimento dos bebês

Para a MAM Baby, especialista em cuidados para bebês, é na convivência em família que o amor deve se manifestar de forma mais transformadora e intensa. Por isso, a marca continua desenvolvendo, de forma sustentável e responsável, produtos cada vez mais inovadores seguindo seu propósito de sempre apoiar ao máximo o desenvolvimento individual de todas as crianças e tornar o dia a dia com o bebê mais fácil para os pais, garantindo mais tempo para que desfrutem da alegria de ser família.

Com foco na data, a MAM Baby reforça a importância de brincar juntos e destaca que essa é a principal forma que os bebês têm de conhecer e explorar o mundo ao seu redor, formando novas conexões no cérebro. Por isso, cada tempo que se passa junto é único e valioso para estreitar laços de amor, de conexão e, principalmente, de confiança. São esses momentos que vão construir relações, favorecer descobertas e desenvolver habilidades fundamentais para a vida adulta.

E é, justamente, pensando em criar muitos momentos de diversão em família, que a MAM Baby desenvolveu algumas sugestões de brincadeiras para fazer com crianças de até 3 anos, que, mais que distração, vão construir memórias afetivas com a família. Para isso, contou com o apoio do Tempojunto, plataforma de parentalidade brincante que inspira famílias a transformar momentos do dia em tempo de qualidade com os filhos a partir de atitudes simples, onde o brincar é a principal ferramenta.

“São esses momentos que vão construir relações, favorecer descobertas e desenvolver habilidades fundamentais para a vida adulta. E brincar com os bebês pode ser parte da rotina de cuidados. Brincadeiras que podem parecer simples, são muito importantes”, explicam Patricia Marinho e Patricia Camargo, sócias do Tempojunto.

A partir de 6 meses

Massagem com bolinhas – Role uma bolinha sobre as mãos e os braços do bebê, promovendo uma massagem relaxante. Também é possível colocar a bolinha no chão e segurar o bebê para que ele pise descalço sobre a bola. Essa atividade não só diverte como também contribui para o desenvolvimento sensorial e motor do bebê. 

Batuque com copos e potes – É uma brincadeira com sons e coordenação. Use potes ou copos de plástico e/ou alumínio que você tenha na casa e incentive o bebê a produzir os mais diferentes sons. Além de usar a colher para batucar no copo, estimule o bebê a colocar e tirar a colher do copo. 

A partir de 12 meses

Águas coloridas – Encha vários recipientes transparentes com água e adicione corante alimentício de diferentes cores em cada um. Deixe o bebê observar as cores se misturando na água. Com supervisão, permita que o bebê toque a água para explorar a sensação ou use uma colher para transferir a água entre recipientes.

Prendedor no balde – Coloque um balde no chão e entregue os prendedores para a criança. Demonstre como prender e soltar os prendedores na borda ou na alça do balde. Se estiver difícil, a brincadeira pode ser simplesmente tirar e colocar o pregador dentro do balde. Ou passar do balde para outro recipiente.

18 a 24 meses

Filtro de café e cores –  Para essa atividade, você vai precisar de um filtro de café e uma tesoura para cortar um dos lados e abri-lo. Pingue algumas gotas de corante e em seguida mergulhe em um pote com um pouco de água. O filtro vai absorver a água e as cores vão se espalhar criando um lindo padrão. Converse com a criança, antes de começar a brincadeira, para ela dizer o que acha que vai acontecer. Depois acompanhem juntos o experimento de absorção que transforma as cores. Se utilizar um pregador de roupa no meio da folha, o filtro de papel pintado vira uma linda borboleta.

OBS: não deixe a criança sozinha, evitando que coloque objetos indevidos na boca ou se machuque. A supervisão é fundamental em todas as atividades propostas aqui.

Comente sobre esta matéria ;)