1

Influências estrangeiras no Brasil

O Brasil tem inúmeras influências vindas de outros países. Seus costumes, sua alimentação, seus hábitos e até sua língua sofrem várias influências. Conheça algumas dessas influências estrangeiras no Brasil.

Os imigrantes influenciaram muito a cultura no Brasil. Podemos recordar ao italianos no processo com maior facilidade mas muitos outros, como os alemães, espanhois, japoneses, franceses, ucrânianos e também pessoas provindas da Coreia do Sul e do Líbano tiveram uma grande influência no Brasil como hoje você o conhece.

A herança cultural que mantemos, de índios e africanos, somada à herança cultural portuguesa, existe hoje a par com variados traços culturais e costumes que fomos buscando aos mais diversos países, recebendo seus imigrantes no Brasil.

Embora a maioria dos imigrantes acabe passando sua cultura de forma bem inadvertida, ao mesmo tempo que tenta se mesclar e inserir nos costumes brasileiros, a verdade é que muitas das suas práticas e costumes são também nossos.

Vale a pena recordar que, além das técnicas, pensamentos e receitas populares trazidas ao Brasil por imigrantes, a própria globalização faz também com que nossa cultura se torne mais abrangente e recetiva a influências externas.

Venha perceber melhor como se manifestam essas influências estrangeiras no Brasil.

Influências culturais no Brasil


Quando falamos de cultura no Brasil, falamos de variados aspetos. Você poderá pensar, por exemplo, na nossa língua, em nossa arquitetura, nossa música, nossas festas folclóricas e regionais e até mesmo nossas escolhas alimentares.

Muito do que estamos fazendo e olhando hoje, no Brasil, foi trazido pelos europeus, com destaque para os portugueses, os italianos e os alemães.
Não faltam cidades no Brasil que os próprios europeus dizem ter semelhanças bem grandes com seus países de origem.

Influências gastronômicas no Brasil


Se você pensar em nossas receitas notará que muitas delas, mesmo as mais típicas, tiveram origem na Europa ou em África e fizeram sucesso no Brasil.
Essas receitas sofreram alterações ao longo dos anos e têm adaptações que tomamos como nossas. Ainda assim, muito da culinária africana e italiana, por exemplo, continua marcando presença entre as técnicas que nossos melhores chefes aplicam em suas cozinhas.

Vale a pena salientar que muitas das adaptações culinárias brasileiras de produtos e receitas internacionais acabam se mesclando e dando origem a pratos únicos e aos quais podemos quase chamar de brasileiros, ainda que tenham influências como a indígena, a africana ou a portuguesa.
Estamos falando, aqui, de pratos como a feijoada, o caruru, o pirarucu de casaca ou o acarajé, entre muitos outros.

Influências religiosas no Brasil


O Brasil tem muita diversidade religiosa e os seus cultos são fortes, intensos e manifestos em celebrações que o mundo inteiro conhece.

Ainda que tenhamos toda essa ligação espiritual, a verdade é que parte dela foi, também, uma influência dos imigrantes no país. Os portugueses, os africanos e os índios são fortes influencias de nossa experiência religiosa atual.

A grande diversidade de cultos, bem como a forma como alguns deles se mesclam, criam um traço único e cativante para quem ama turismo religioso.

Comente sobre esta matéria ;)