1

Guarujá receberá o primeiro festival japonês à beira-mar do Brasil

Parceria firmada na última semana confirma a realização de um Matsuri gratuito no primeiro semestre de 2026; evento deve movimentar turismo e reforçar a diversidade cultural da cidade

O Guarujá entrou para o calendário dos grandes eventos culturais. Na última semana, em reunião no Paço Municipal, foi confirmada a parceria entre a Prefeitura e a Tasa Eventos, maior produtora de celebrações da cultura japonesa no Brasil, para a realização do primeiro Matsuri à beira-mar do país — festival que celebra a tradição nipônica com shows, gastronomia, artesanato, exposições e atividades comunitárias em espaço aberto. O evento acontecerá no primeiro semestre de 2026, na Praça Horácio Lafer, na Praia da Enseada.

Apresentada ao prefeito Farid Madi, a proposta do CEO da Tasa Eventos, Sérgio Takao recebeu apoio imediato. Segundo Takao, mais do que entretenimento, o Matsuri surge como aposta estratégica para fortalecer o turismo local. “Um festival desse porte diversifica a oferta cultural, amplia o lazer da população e atrai visitantes em busca de novas experiências, movimentando também a economia.”

Para o executivo, o crescimento dos festivais japoneses no Brasil reflete uma tendência consolidada: eles ganharam espaço e atraem multidões pela mistura de tradição e cultura pop. “A realização de um festival de cultura japonesa em locais como o Guarujá é muito importante para o destino. Esses eventos estão se popularizando pelo Brasil porque o país abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão. Onde a presença nipônica é forte, o interesse é enorme, seja pela gastronomia — hoje há mais restaurantes japoneses do que churrascarias nas grandes cidades — ou pela cultura pop, que atrai os jovens. Um Matsuri à beira-mar tem potencial para entrar no calendário oficial de eventos culturais e transformar Guarujá em um polo turístico ainda mais relevante”, finalizou.

Programação confirmada

O evento será gratuito e promete unir tradição e modernidade em uma experiência multicultural à beira-mar. Entre as atrações já anunciadas estão shows musicais com Joe Hirata, Serginho Tanigawa, Karen Ito e Isadora Kataoka; apresentações dos grupos de taikô Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Wadan Taiko Ensemble; danças típicas japonesas; exposições e oficinas de bonsai, ikebana, oshibana, mangá, origami e shuji (caligrafia); além de expositores de produtos orientais e do universo geek. A gastronomia contará com pratos como sushi, sashimi, yakisoba, lámen, tempurá, guioza, takoyaki e okonomiyaki.

Comente sobre esta matéria ;)