1

Fernando de Noronha inaugura biblioteca sustentável

Nesta quarta-feira(4) foi inaugurada em Fernando de Noronha a primeira biblioteca comunitária com foco em sustentabilidade, chamada Cantos de Leitura. O espaço é localizado no Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Bem-Me-Quer e conta com um acervo de 1.200 livros para cerca de 250 alunos de até cinco anos de idade. O projeto é uma parceria entre a Administração da ilha, a Rede Educare e a Ball Corporation.

“Estamos muito felizes em ter um espaço como esta biblioteca, pois a leitura é o maior instrumento para a educação. A leitura desenvolve a imaginação e a imaginação desenvolve o conhecimento, ultrapassando muros e ampliando horizontes. Esse projeto é a alegria para a educação de Noronha em 2020. Eu já sabia que era muito bonito, mas ainda assim, superou minhas expectativas”, disse a superintendente de Educação, Rúbia Uchoa.

O objetivo do projeto “Cantos de Leitura” é utilizar a leitura como atrativo e ponto de encontro, além de criar espaços agradáveis e lúdicos de educação e socialização em comunidades. Ele também estimula a programação de atividades lúdicas, considerando o livro como centro de referência, além de disponibilizar materiais necessários para a realização de experiências criativas de estímulo à leitura.

“Sabemos que a leitura transformará a vida dessas crianças e que, por consequência, elas levarão esse hábito também para seus familiares, formando uma grande rede de cidadãos mais críticos, informados e cada vez mais engajados com o futuro do nosso planeta”, explica Thaís Moraes, Diretora de Comunicação da Ball América do Sul.

Além da ambientação, o espaço contará com uma capacitação online e um curso de contação de histórias para os funcionários da instituição, que abordará os caminhos para a formação de leitores e orientações sobre melhor utilização do Cantos de Leitura. O ambiente também vai beneficiar os pais de alunos com livros voltados para esta faixa etária.

“Além do espaço colorido e amigável, o projeto propõe a formação e acompanhamento de mediadores de leitura – profissionais que contarão histórias para os estudantes. Fernando de Noronha é um dos lugares mais lindos do mundo e já é uma ilha de leitores: a nossa biblioteca vem então para ampliar acervos e levar mais de mil aventuras literárias para as crianças e suas famílias”, comemora Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

Devido à pandemia e seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, o acesso à biblioteca tem algumas restrições: a sala estará aberta apenas para crianças que estejam em aulas e a entrada só é permitida com aferição de temperatura, aplicação de álcool em gel e uso de máscaras.

Comente sobre esta matéria ;)