1

Disney #CelebraATerra premiando referências e organizações conservacionistas na América Latina e convida o público a conhecer e apoiar seus trabalhos

 

 
Em abril, a Disney anuncia organizações sem fins lucrativos e pessoas referências na conservação que apoia através do Fundo de Conservação Disney com o objetivo de promover a proteção dos habitats naturais e a vida silvestre

Desde sua criação, o Fundo de Conservação Disney doou quase U$ 11 milhões a iniciativas ecológicas na região. Em 2017, mais de U$ 780.000 foram doados
 
No mês do Dia Internacional da Terra, a Disney anuncia os nomes das organizações sem fins lucrativos da América Latina beneficiadas pelo Fundo de Conservação Disney (Disney Conservation Fund), através de seu programa anual de bolsas 2017-2018. Além disso, divulga 20 Heróis da Conservação reconhecidos e premiados pelo Fundo, entre eles, a argentina Rocío Palacios do projeto Andean Cat Alliance (Wildlife Conservation Network), por seu trabalho para proteger o habitat do gato andino na Patagônia.

 

Em 2017, foram investidos mais de U$ 780.000 em projetos que protegem mais de 50 espécies na América Latina. Desde 1995, ano da criação do Fundo de Conservação Disney, foram apoiados mais de 2 mil projetos, ajudando mais de 600 organizações e 150 heróis em 47 países. Na América Latina, foram doados mais de U$ 11 milhões.

Entre as organizações beneficiadas, destacam-se:

  • Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) (Brasil). Assegura a proteção a longo prazo do Mico Leão Preto no Brasil, monitorando e apoiando a conservação do seu habitat. O IPÊ é considerado uma das maiores ONG ambientais do país, com sede em Nazaré Paulista (São Paulo) e conta com mais de 80 profissionais trabalhando em mais de 30 projetos por ano.
  • Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) (Brasil). Realiza um importante trabalho de restauração de habitat com a participação de comunidades locais. Durante quatro anos, a AMLD e seu trabalho de conservação são parte do programa Reverse The Decline, que também conta com o apoio da Disney, colaborando para o aumento da população de macacos Mico Leão Dourado de 200 indivíduos (1980) a 3200 animais até hoje.
  • Northern Jaguar Project (México). Trabalha na conservação do habitat necessário para o Jaguar no norte do México por meio de uma área protegida, a Reserva do Jaguar do Norte, e na educação da comunidade com os agricultores locais e atividades voltadas para as crianças passarem mais tempo natureza. “Vivendo com Felinos” é um projeto que trabalha com os proprietários das fazendas onde nos últimos anos os jaguares enfrentaram inúmeras ameaças a sua sobrevivência, e agora encontram um refúgio de 220km².
  • Projeto Manta Pacífico Mexicano  (México). Buscam inspirar mudanças que salvaguardem o bem estar dos mares e seu povo. Através de meios audiovisuais, contam histórias sobre os mares mexicanos, sua biodiversidade e comunidades que dependem deles, engajando a sociedade na causa.
“Somos gratos por poder oferecer nosso apoio a organizações dedicadas à conservação ambiental e trabalhar em conjunto para proteger espécies e ecossistemas para o bem-estar das gerações presentes e futuras. Esperamos disseminar esse compromisso para nossos públicos e para as comunidades onde essas iniciativas são realizadas”, disse Belén Urbaneja, Diretor de Cidadania Corporativa e Gestão de Marcas da The Walt Disney Company Latin America. “Com o Fundo de Conservação Disney, apoiamos o estudo da vida selvagem, o desenvolvimento de programas comunitários e educação em ecossistemas críticos e experiências que conectam crianças e adultos em todo o mundo para experimentar a magia da natureza”, acrescentou Anne Savage, diretora de Conservação da Disney Animal Science and Environment.
 
O Fundo de Conservação Disney também revelou os 20 Heróis da Conservação 2017, reconhecidos por sua dedicação para proteger os habitats e espécies silvestres, e por inspirarem a comunidade a comprometer-se com a natureza e meio ambiente. Na América Latina, destacam-se:
  • Rocío Palacios, nomeada pela sua participação no Projeto Andean Cat Alliance (Wildlife Conservation Network). Tudo o que se conhece hoje sobre os gatos andinos é resultado do trabalho do Andean Cat Alliance através do ecossistema andino da Argentina, Bolívia, Chile e Peru. Rocío é bióloga da vida silvestre e coordenadora da organização. Registrou informações sobre a presença do gato andino na Patagônia e ajudou a capacitar guardas florestais na identificação, monitoramento e conservação das espécies. Além disso, preocupa-se em envolver as comunidades locais em projetos para reduzir ameaças, como a transformação territorial, perda de habitat e a caça.
  • Iliana Fonseca, nomeada pelo Projeto Manta/Manta Trust. Iliana começou como estudante de biologia marinha, trabalhando voluntária em uma expedição de quatro meses em busca de raias gigantes durante o auge de temporada de furacões no México. Hoje lidera a investigação e desenvolvimento de capacidades e esforços de extensão do Projeto Manta. Sua presença é fundamental para estabelecer confiança entre as partes locais interessadas, o que leva a melhores práticas e educação da comunidade. Ela planeja concentrar seus estudos de pós-graduação em como as variáveis ambientais podem ajudar a prever a presença de mantas gigantes, o que ajudará a tomar medidas para reduzir as colisões com barcos e redes de pesca.Para a lista completa dos beneficiados das bolsas anuais 2017-2018 do Fundo de Conservação Disney, visite www.compromisodisney.com.

 

A Disney apoia estas organizações e referências da conservação ambiental como parte de seu compromisso com o cuidado da natureza, mas também com o desejo de inspirar seus públicos a conhecer estas iniciativas e somar seu compromisso individual para conseguir mudanças coletivas positivas. Mais informações no site Compromisso Disney e na página Facebook.com/CompromisoDisney.

Comente sobre esta matéria ;)