1

Dá para usar o ar-condicionado e economizar energia

Refresco no verão: dá para usar o ar-condicionado e economizar energia?

Diferenciais como a tecnologia Digital Inverter e a função Energy do app SmartThings dão controle total aos usuários para fazer um uso mais consciente e efetivo dos produtos da linha WindFree

As facilidades que o aparelho de ar-condicionado traz ao dia a dia das pessoas fazem toda a diferença na rotina, principalmente no verão, quando as temperaturas costumam subir muito. Hoje, as tecnologias embarcadas em produtos modernos ajudam o consumidor a entender, controlar e economizar custos relacionados ao consumo de energia elétrica. Confira os diferenciais que provam porque utilizar o ar-condicionado não é mais um problema.

Tecnologia a serviço do usuário

O grande diferencial da atual geração de aparelhos condicionadores de ar é a tecnologia do compressor Digital Inverter, que tem 10 anos de garantia e mantém a temperatura desejada sem a necessidade de desligar e ligar várias vezes. No caso dos modelos WindFree da Samsung, por exemplo, é possível obter uma economia de até 77% de energia5 em comparação ao modo de resfriamento rápido, que combina a tecnologia Digital Inverter com o design para resfriar os ambientes até 43% mais rápido6.

Os benefícios da linha da Samsung oferecem ainda uma experiência completa, especialmente em eficiência e economia, já que permite a manutenção da temperatura gastando o mínimo de energia, sem vento³ ou ruídos incômodos4, já que dispersa o ar suavemente por meio de suas 23 mil microssaídas.

App para acompanhar o consumo de energia

Já existe uma solução exclusiva que, de forma 100% gratuita, permite aos usuários explorar maneiras de economizar no uso de energia elétrica por meio da visualização detalhada do consumo dos produtos conectados, como aparelhos de ar-condicionado. O aplicativo SmartThings¹ com sua funcionalidade Energy², fornece em tempo real uma visão do consumo tanto em Reais quanto em kWh, além de dar ao usuário a possibilidade de criar alertas e exibir comparativos para entender o quanto o aparelho conectado consome no fim do mês.

https://img.global.news.samsung.com/br/wp-content/uploads/2022/06/AF_SAMSUNG_KVs_SmartThings_Energy_1920x1080pxls-2-e1654102190189.png

Aplicativo SmartThings Energy da Samsung. Imagem meramente ilustrativa.

Funciona assim: com recursos integrados de inteligência artificial, a funcionalidade solicita o CEP da residência para estimar o preço por kWh a ser cobrado do consumidor de acordo com sua localidade, automaticamente atualizado mês a mês, com dados como a tarifa da distribuidora de energia local, impostos e bandeiras tarifárias da ANEEL, caso vigentes.

Essa facilidade tecnológica permite ao consumidor programar notificações de uso de energia quando estiver fora de casa, para o caso de deixar algum aparelho ligado, além de receber avisos de uso diário e estabelecer uma meta mensal de consumo, com notificações caso a meta seja ultrapassada. O SmartThings Energy ainda dá dicas de economia que ajudam no uso consciente, mostrando um relatório detalhado com o consumo médio por horário durante determinado período.

Comente sobre esta matéria ;)