1

Câncer da Próstata: o Fantasma da Saúde do Homem

Neste #NovembroAzul, doutor Adriano Fregonesi, urologista do Hospital Santa Elisa, afirma que as campanhas para detecção precoce do câncer de próstata são necessárias para que haja o diagnóstico deste tipo de câncer ainda na fase inicial da doença.

O câncer de próstata é o câncer mais comum entre os homens (após o câncer de pele), mas na maioria das vezes, pode ser tratado com sucesso. Se você tem câncer de próstata ou conhece alguém que tem, saber o que esperar pode ajudar a lidar com a situação.

Neste post você pode descobrir tudo sobre o câncer de próstata, incluindo fatores de risco, sintomas e tratamento.

O que é a próstata?

Só os homens têm próstata. A próstata geralmente é do tamanho e da forma de uma noz e cresce à medida que a pessoa envelhece. Fica embaixo da bexiga e envolve a uretra.

Sua principal função é ajudar a produzir sêmen – o fluido que transporta espermatozoides. E, os problemas mais comuns da próstata são: o aumento da próstata, prostatite e o câncer de próstata.

O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata pode se desenvolver quando as células da próstata começam a crescer de forma descontrolada.

Geralmente, cresce lentamente e pode não causar problemas. Mas alguns homens têm câncer de próstata com maior probabilidade de se espalhar e precisa de tratamento para impedir esse crescimento para fora da próstata.

Sinais e Sintomas

O câncer de próstata que está contido dentro da próstata (chamado de câncer de próstata localizado ou câncer de próstata precoce) geralmente não causa nenhum sintoma. É por isso que é importante saber sobre o seu risco.

Mas alguns homens podem ter alguns problemas urinários. Estes podem ser leves e acontecem ao longo de muitos anos e podem ser um sinal de um problema benigno de próstata.

A maioria dos homens com câncer de próstata precoce não apresenta sinais ou sintomas. Mas existem alguns fatores que podem indicar que você tem mais chances de ter câncer de próstata, como por exemplo:

Se você tiver 50 anos ou mais;
Se alguém na família teve câncer de próstata como o seu pai, avô ou irmão.
Você normalmente só terá sintomas se o câncer crescer perto do tubo da urina (através da uretra) e pressioná-lo, mudando o modo como você urina. Mas como o câncer de próstata geralmente começa a crescer em uma parte diferente da próstata, o câncer precoce geralmente não pressiona a uretra e causa sintomas.

“Se você notar mudanças na maneira como urina, é mais provável que seja um sinal de um problema não-canceroso muito comum chamado aumento da próstata, ou outro problema de saúde. Mas ainda a melhor conduta é procurar seu médico e fazer os exames de rotina” afirma dr. Adriano Fregonesi.

Possíveis alterações incluem:
Dificuldade em começar a urinar ou a esvaziar a bexiga;
Um fluxo fraco quando você urina;
Uma sensação de que sua bexiga não se esvaziou adequadamente;
Precisar urinar com mais frequência, especialmente à noite;
Um desejo súbito de urinar – às vezes você pode vazar antes de ir ao banheiro.
Se o câncer de próstata irrompe da próstata (câncer de próstata localmente avançado) ou se dissemina para outras partes do corpo (câncer de próstata avançado), pode causar outros sintomas, incluindo:
Dor nas costas, dor no quadril ou dor na pelve;
Problemas para obter ou manter uma ereção;
Sangue na urina ou sêmen;
Perda de peso aparentemente sem explicação.
Esses sintomas também podem ser causados ​​por outras coisas, como prostatite (infecção e inchaço da próstata), diabetes ou alguns medicamentos.

E se eu não tiver nenhum sintoma?

Você pode falar com seu médico se tiver mais de 50 anos, tiver histórico familiar de câncer de próstata – mesmo que não tenha nenhum sintoma. Estes são os fatores mais comuns que podem aumentar o risco de câncer de próstata.

Esta simples informação confirma que não tem hora certa para ir ao urologista. Pasme, vencer o preconceito é uma das principais barreiras. O exame da próstata regular é muito importante. Não espere ter dores e doenças mais graves para ir ao urologista.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia-SBU, é de que o exame periódico seja realizado mesmo na ausência de sintomas.

Incidência

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).
Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Estima-se que em 2018 68.220 novos casos sejam diagnosticados (INCA).

Tratamento

Se você foi diagnosticado com câncer de próstata, sua equipe médica discutirá as opções de tratamento com você. É importante pesar os benefícios de cada opção de tratamento contra os possíveis riscos e efeitos colaterais.

Para a maioria dos homens diagnosticados com câncer de próstata, o câncer é encontrado enquanto ainda está em um estágio inicial – é pequeno e não se espalhou além da próstata. Esses homens geralmente têm várias opções de tratamento a considerar.

Nem todo homem com câncer de próstata precisa ser tratado imediatamente. Se você tem câncer de próstata em estágio inicial, há muitos fatores, como sua idade e estado geral de saúde, e a probabilidade de o câncer causar problemas para você considerar antes de decidir o que fazer. Você também deve pensar sobre os possíveis efeitos colaterais do tratamento e a probabilidade de incomodá-lo. Alguns homens, por exemplo, podem querer evitar possíveis efeitos colaterais, como incontinência ou problemas de ereção pelo maior tempo possível. Outros homens estão menos preocupados com os efeitos colaterais e mais preocupados em remover ou destruir o câncer.

A escolha entre as opções deve ser amplamente discutida com o médico responsável pelo o tratamento do tumor localizado e pode ser feito com cirurgia ou radioterapia.

Comente sobre esta matéria ;)