1

Volvo inaugura o World of Volvo

Volvo inaugura o World of Volvo, espaço gratuito onde visitantes se tornam parte da comemoração dos 97 anos da marca sueca

No último dia 14, a Volvo comemorou 97 anos de história e para celebrar este marco, a empresa sueca inaugurou o World of Volvo, em Gotemburgo (Suécia). Nesse mesmo dia, em 1927, a marca lançava seu primeiro carro, o ÖV4, conversível com motor de quatro cilindros. 

O novo museu da marca se trata de um espaço gratuito, dedicado à imersão do público ao mundo Volvo, no qual o passado é relembrado, o presente, mostrado e o futuro, antecipado. No dia da inauguração, um total de 3.279 visitantes estiveram presentes, no espaço de cinco andares e 22.000 m² construídos em madeira.

“Para além das nossas exposições, a entrada no World of Volvo será gratuita. O edifício e o parque estarão abertos a todos. O nosso objetivo é criar um lugar onde os residentes da cidade possam se encontrar e onde os estudantes consigam estudar num ambiente agradável. Acreditamos que será uma arena única que ajudará a elevar toda a cidade de Gotemburgo. Estamos muito orgulhosos desta iniciativa”, comenta Magnus Wrahme, CEO do World of Volvo.

Além de integrar o público ao universo Volvo, os visitantes também são convidados a participar de exposições, palestras, workshops, concertos, gastronomia, performances, entretenimento e muito mais.

Na estreia do World of Volvo, os visitantes puderam assistir uma apresentação musical do GöteborgsOperan, e uma palestra do mundialmente famoso retratista Martin Schoeller. Martin também contribuiu para a exposição com seus poderosos retratos de pessoas que sobreviveram a acidentes de trânsito, graças ao cinto de segurança de três pontos – uma das inovações em segurança mais conhecidas da Volvo.

“O dia da abertura foi grande para todos nós que trabalhamos neste projeto há muito tempo. Ver o World of Volvo repleto de visitantes tem sido o objetivo desde o primeiro dia, e foi incrível ver isso acontecer pela primeira vez. O World of Volvo é o novo marco de Gotemburgo e esperamos receber muitos visitantes no futuro”, afirma Magnus Wrahme.

Projetado pela Henning Larsen Architects, o conceito do World Of Volvo veio do “allemansrätten”, que, do sueco, se traduz no direito fundamental à partilha da natureza por todos os cidadãos. O edifício é baseado na história da paisagem escandinava, pensado para ser parecido com uma árvore gigante envolta em grandes janelas de vidro.

Volvo Cars em 2023 – Em 2023, o Volvo Car Group conseguiu um lucro operacional recorde de SEK 25.6 bilhões (doze bilhões de reais). O faturamento global em 2023 foi o mais alto da história da companhia, com SEK 399.3 bilhões (190 bilhões de reais). As vendas globais também foram recorde, com 708, 716 carros vendidos. 

Sobre o Volvo Car Group – A Volvo Car foi fundada em 1927. Hoje, [e uma das mais conhecidas e respeitadas marcas de carro no mundo, atendendo a clientes em mais de 100 países por todo o mundo. A Volvo Cars está listada na Nasdaq de Estocolmo, onde é comercializada com a sigla “VOLCAR B”. 

“Pela vida. Dar a pessoas a liberdade de se mover de uma forma pessoal, sustentável e segura”. Este propósito é refletido na ambição da Volvo Car de se tornar uma empresa que produz automóveis 100% elétricos até 2030 e no seu comprometimento com uma redução constante de sua pegada de carbono, com a ambição de se tornar neutra climaticamente até 2040. 

Até dezembro de 2023, a Volvo Cars empregava aproximadamente 43.400 colaboradores. A matriz da Volvo Cars, assim como o desenvolvimento de produto, e as áreas de marketing e administração ficam localizadas principalmente em Gotemburgo, na Suécia. As plantas de produção da empresa estão em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China). Os centros de Pesquisa & Desenvolvimento e design ficam em Gotemburgo e em Shanghai (China). 

Sobre a Volvo Car Brasil – A Volvo possui cinco modelos em seu portfólio no Brasil. Em 2023, a empresa fez o pré-lançamento do novo Volvo EX30, que chega ao mercado com a intenção de dobrar o volume de vendas da empresa no país. O ano foi ainda o melhor da história da empresa em número de vendas de carros, com mais de 8.600 veículos emplacados e um crescimento de 65% em relação a 2022. 

O Volvo XC40, primeiro elétrico da marca no Brasil, foi o BEV mais vendido do país, representando 36,1% das vendas de elétricos no mercado Premium. Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, seguiu liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com mais de 4.627 veículos emplacados em 2023 e representou mais de 35% das vendas na categoria.

A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$ 70 milhões para criar uma rede de mais de 100 eletropostos em todas as regiões do Brasil.

Comente sobre esta matéria ;)