Testamos o Toyota SW4 SRX

Nosso companheiro de viagem para Minas Gerais foi o líder do segmento de SUV grandes: Toyota SW4 versão SRX 2021/2022 na cor branco perolizado (muito bonito).
Descolando sua imagem da picape Hilux, esta geração apresenta inovação e refinamento, que fundiu elegância e sofisticação ao DNA Toyota de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade.

O Toyota SW4 é grande em todos os sentidos. São 4,79 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,83 m de altura e distância entre-eixos de 2,74 m.
A primeira vez trafegando pela Radial Leste, dá receio dos motoqueiros passando do lado, ou a SW4 estar no limite da faixa, mas depois você acostuma com seu tamanho. A garagem também é outro ponto que tem de ser o observado, ele não coube (rs) a parte detrás ficou um pouquinho para fora.
O motor 2.8l é movido à diesel S10 16V Turbo 204cv. Esta foi a nossa primeira experiência com um carro à diesel e ao dar a partida, o motor tem um som característico. Com força suficiente para empurrar os 2.130 kg, conta com modos Eco, Normal, Sport, 4×2, 4×4 e 4×4 reduzido. Em estradas de terra, o 4×4 é uma mão na roda e facilita muito a condução.

A frente da SW4 é imponente, tem uma grade em black piano e no centro o logo da Toyota (nele ficam sensores que falaremos mais à frente). O conjunto óptico usa luzes de LED halógenas de posição e de direção, além de faróis de neblina em LED e luz diurna DRL. Juntas proporcionam ótima visibilidade na estrada.

Na lateral tem uma soleira para ajudar a entrar / sair da SW4, espelhos grandes (proporcionam ótima visibilidade) com seta pisca, rebatimento elétrico e tem uma luzinha amarela na parte debaixo que é bem útil à noite.

Nesta versão SRX, há rodas de liga leve com pneus 18” 265/60R18.

A grande lanterna traseira começa na lateral, se une por faixa cromada e ao centro o logo da Toyota. Os sensores de ré são da cor do carro e faróis de neblina são incorporados ao para-choque.

Para dar esportividade e melhor performance aerodinâmica, tem um spoiler traseiro, trilhos no teto e antena tipo barbatana de tubarão.

As maçanetas são cromadas, sendo as da frente com botão e sensor de proximidade da chave para abrir / fechar o carro. E abaixo dos vidros tem uma faixinha cromada que acompanha toda a SW4
O interior do Toyota SW4 é sinônimo de espaço e conforto.
São 7 lugares, sendo os dois últimos assentos ocupando parte dos 500 litros do porta-malas e ainda assim sobra espaço para colocar uma mala grande, uma pequena e uma caixa.

O espaço destes assentos do porta-mala é bem restrito, para viagens mais longas fica incômodo ficar sentado ali. E para acessá-los, os bancos traseiros rebatem totalmente.

Eles também podem ser levantados acionando um puxador e você prende ele com uma fivela. Porém não é muito recomendado, pois desta forma fica fazendo barulho com o carro em movimento.

Uma vez esses bancos levantados, você tem um generoso espaço que a criançada adorou brincar e também tirar fotos.

Ah, o porta-mala é abre e fecha através de um botão e de forma automática. Tanto que durante a abertura e fechamento há um aviso sonoro, um pi-pi-pi igual quando ônibus dá ré.

Todos os bancos da SW4 e até o freio de mão são revestidos em couro. No banco traseiro central o encosto tem uma mesinha com porta copos duplo.

Os bancos da frente possuem sistema de ventilação com 3 níveis, onde deixa o banco mais geladinho. Para os dias mais quentes e na estrada é um recurso bem bacana. E conta também com regulagem elétrica de altura e inclinação.

As laterais e painel do carro possuem revestimento soft touch e olha só que bacana, há dois porta-luvas, sendo um deles refrigerado para você colocar pequenos itens como chocolate e este não derreter.

O retrovisor é eletrocrômico, ou seja ele regula automaticamente a incidência de luz do farol do carro detrás. Recurso muito bom para evitar aquela luz na cara dos carros com farol desregulado.
No teto há duas luzes individuais na frente e um central com led branco, no porta-mala e nos pára-sol com espelho, as luzinhas são amarelas.

Há também duas saídas de ar no teto tanto para os passageiros do banco detrás, quanto do porta-mala.

O descansa braço que fica entre os bancos da frente também é um porta treco que cabe bastante coisa. E atrás dele tem uma saída 12v e uma tomada! Sim, você leu direito uma tomada 110v. Porém como o carro é fabricado na Argentina, o conector é o mesmo de lá. Então para gente conseguir usar, tem de colocar um adaptador tipo I.

Outro diferencial super bacana da SW4 é o sistema de áudio premium da JBL. Em cada lateral do painel tem duas caixas acústicas e dois tweeters.
Ao todo são oito alto-falantes e mais um subwoofer. Mesmo aumentando o som, ele não distorce ou perde qualidade.
O sistema multimídia também é da JBL com tela de 8” sensível ao toque, GPS integrado, TV digital, rádio (que busca muito rápido as estações), câmera de ré, entrada USB, conexão Bluetooth e espelhamento Android Auto e Apple CarPlay.

O volante é revestido em couro e na parte de cima tem uma madeirinha brilhante. Há botões de comando em ambos os lados, paddle shift para troca de marchas e um pequeno controlinho onde você aciona o ACC (pelo que entendi isso é padrão da Toyota, pois usualmente o piloto automático fica direto no volante).

O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. Uma facilidade que auxilia na condução em estradas e o bacana é que o ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal (sob o logo da Toyota) e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.
Outros dois itens de tecnologia fazem parte do Toyota Safety Sense (TSS):
Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), que usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas.

Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA), ele detecta quando o carro sai da pista (quando as linhas divisórias são visíveis). O LDA usa avisos sonoros e alertas visuais, e também corrige o carro direcionando ele para o centro da pista. Em velocidades mais elevadas e em pistas de sentido único, vale a pena desligar a função, pois ele dá umas puxadas no volante para corrigir o carro e às vezes é necessário sair da pista, como por exemplo quando aqueles caminhões são imprudentes e querem fazer uma ultrapassagem em uma subida em pista simples.
São outros itens de série ligados à segurança da SW4: freios ABS com distribuição eletrônica (EBD), Assistente de Frenagens Emergenciais (BAS), Controle Eletrônico de Tração (A-TRC), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Assistente de Reboque (TSC) e de Subida (HAC), sete airbags, sendo dois frontais (motorista e passageiro), dois laterais, dois de cortina e um para joelho (motorista), sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro, oito alças de segurança, apoios de cabeça dianteiro e traseiros com regulagem de altura, luz de frenagem emergencial automática, cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força e cintos de três pontos na segunda e terceira fileira de assentos e assistente de descida (DAC), onde ele usa a força do motor para frenagem do carro.
Ficou faltando um módulo de subida dos vidros, quando você fecha o carro e uma câmera 360º também facilitaria bastante nas manobras, visto que a SW4 é bem grande.
Com tanta tecnologia e conforto, o preço da SW4 não é dos mais baratos. Os valores partem a partir de R$ 384 mil.
Para saber mais e fazer um test-drive na SW4, acesse Toyota.com.br.
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