1

Itaú Cultural oferece passeio virtual em 360º

Mesmo com as atividades presenciais interrompidas, épossível visitar a mostra que apresenta um panorama dos 30 anos de trabalho da artista. Com um vídeo gravado em 360 graus, sem sair 

de casa, pelo site do Itaú Cultural, o público é conduzido pela própria Sandra em um mergulho em seu universo. Lembrando que outros vídeos e entrevistas com ela também estão disponíveis 

no mesmo endereço eletrônico para quem quiser acessar 

A mostra Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu, encerrada durante este período de recolhimento, junto às demais atividades presenciais do Itaú Cultural, pode ser visitada a partir de 6 de abril (sexta-feira) no site (https://www.itaucultural.org.br/). Com curadoria de Paulo Herkenhoff e presente em três andares da organização, a mostra foi transposta para o digital por meio de uma câmera 360 graus, que dá liberdade para o visitante se mover livremente pelos espaços, tendo uma visão completa da exposição. 

Em aproximadamente cinco minutos de vídeo, o público virtual é conduzido pelos três pisos do espaço expositivo, podendo escolher para qual eixo da mostra pretende olhar enquanto a própria artista comenta o processo de construção da curadoria e a seleção que faz uma panorâmica de 30 anos de sua produção. Ela comenta, ainda, o seu processo de criação e referências, deixando-se também, por vezes, perder-se em devaneios, transbordando seu lado poético e sensível. 

Para a realização desta visita online, o Núcleo de Audiovisual e Literatura da instituição se baseou em textos e entrevistas da artista. Neste diálogo entre o seu pensamento e o visitante, por meio da tela, por exemplo, foram exploradas pausas mais longas em determinados espaços e elaborada uma paisagem sonora, com sons de água, proporcionando uma verdadeira imersão em seu universo. 

Neste recorte audiovisual, Sandra fala sobre a importância da educação em sua obra e descreve o espaço como um ambiente amoroso. “Penso que o desenho é a linguagem principal na minha obra”, afirma. Ainda em diálogo com sua produção, ela promove uma reflexão: “Propor hoje um trabalho que precisa de tempo é nadar contra a corrente dessa loucura que virou a vida cotidiana em que tudo é para ontem. Tempo é uma das coisas mais preciosas que temos e o que nós fazemos com o que nós temos de mais precioso?”, finaliza, dando margem para que o público construa com ela sentidos e significadospara as obras.

Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do coronavírus, a organização tem intensificado a produção de materiais e conteúdos pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.

Para saber mais sobre Sandra Cinto, veja também no site do Itaú Cultural:

O Universo Poético da Obra de Sandra Cinto e a Biblioteca do Amor
https://www.itaucultural.org.br/conheca-os-cadernos-do-professor.

“A obra deve dialogar com a arquitetura e com o entorno”, diz Sandra Cinto (https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/a-obra-deve-dialogar-com-a-arquitetura-e-com-o-entorno-diz-sandra-cinto)

Exposições fechadas, conteúdos disponíveis: saiba mais sobre Rino Levi e Sandra Cinto (https://www.itaucultural.org.br/acesse-conteudos-sobre-rino-levi-e-sandra-cinto)

Comente sobre esta matéria ;)