1

Sete alimentos que ajudam a retardar o envelhecimento da pele

Cútis sofre alterações em sua estrutura e pode perder em torno de 50% das funções fisiológicas até a meia idade

Com o passar do tempo, os sinais de envelhecimento facial começam a ficar aparentes. Isso acontece por uma combinação de fatores internos, como a idade biológica e genética, e também causas externas, conhecida como estresse oxidativo – liberação de radicais livres que têm capacidade de danificar as estruturas celulares, como exposição ao sol, poluição, tabagismo, nutrição e falta de cuidados.     

De acordo com a Ione Leandro, nutricionista da ONODERA Estética, algumas atitudes podem retardar essa ação e minimizar os efeitos do tempo. “Uma ótima dica para prevenir o envelhecimento da cútis é ter uma dieta equilibrada em nutrientes, que garantirá a ingestão de antioxidantes retardando os efeitos dos radicais livres”.

Abaixo, Ione preparou cinco alimentos que ajudam a ter uma pele mais jovem e saudável:

TOMATE – Rico em licopeno, um antioxidante capaz de eliminar os radicais livres, ajuda também a proteger a pele dos efeitos dos raios solares. “Além de melhorar a aparência, ele diminui a oleosidade e consequentemente previne contra acne”, esclarece.

CENOURA – Além de antioxidante, é uma das principais fontes de betacaroteno, nutriente que protege dos raios UV e do envelhecimento precoce. “O ácido lipóico existente na cenoura revitaliza o rosto, e ajuda a manter um bronzeado saudável”.

ABACATE  Rico em vitamina E e B, que atuam na reprodução celular, o alimento contem óleos que restauram a hidratação natural. “A renovação das células causada pelo consumo de abacate promove mais vitalidade e saúde dos tecidos, resultando em uma pele ficará hidratada e cheia de nutrientes por mais tempo”.

CASTANHAS DO PARÁ – A oleaginosa é rica em selênio, mineral com propriedade antioxidante e que ajuda a regular a produção de hormônios. Outro benefício da castanha é a prevenção do envelhecimento dos tecidos, que contribui para manter a elasticidade natural da pele. “É importante lembrar que o limite de consumo é de 400 microgramas por dia”, explica Ione.

LINHAÇA  Fonte de ômega 3 e 6, atua como antioxidante e renovador celular, seu consumo regular ajuda a deixar a cútis mais suave e hidratada. “A linhaça é composta de minerais, proteínas e vitaminas. A vitamina E previne o envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas”.

PEIXES  Os de águas profundas e geladas são ricos em ômega 3, ajuda a formar uma substância que hidrata e tem ação protetora para a pele.  “O antioxidante astaxantina encontrado no salmão, pode ajudar a prevenir danos na pele, mantendo a aparência mais jovem”.   

FRUTAS VERMELHAS – Esses alimentos são ricos em vitamina C e antioxidantes. Contribuem na produção de colágeno. “Tem ação anti-inflamatória, pode atenuar sinais de melasmas e diminui os danos causados pelos raios solares”, finaliza Ione.

 

[themoneytizer id=”16685-16″]

 

Comente sobre esta matéria ;)