1

Qual a melhor maneira de consumir os diferentes formatos da aveia?

Flocos, farinha, farelo… Entenda as diferenças e quando usar cada um dos formatos desse super grão que ajuda na redução do colesterol com apenas três colheres

A aveia é um ingrediente indispensável na despensa. Está presente nas receitas de mingau, bolos e pães. Rico em nutrientes e capaz de auxiliar no combate ao colesterol e sensação de saciedade, este cereal apresenta uma grande versatilidade em seus tipos e formatos. Estudos nutricionais comprovam que três colheres de aveia ajudam na redução do colesterol, quando o seu consumo está associado à uma alimentação equilibrada e baixa em gorduras saturadas e à hábitos de vida saudáveis.  

E cada tipo de aveia apresenta diferentes possibilidades de uso e de ganhos nutricionais. A QUAKER®, empresa líder no mercado de aveia, explica qual a diferença entre eles e qual a melhor forma de utilizar cada um.

“A variedade de formas em que a aveia está disponível no mercado permite que o grão seja utilizado de diferentes maneiras e em diversas preparações e com distintas texturas. Porém em todos os tipos, esse super grão mantem suas características nutricionais, entre elas o maior teor de fibras e proteínas, em comparação com outros grãos como quinoa, milho, trigo e arroz”, explica Cecilia Dias, diretora de markering da PepsiCo.

Os flocos de aveia, por exemplo, são feitos com grãos inteiros, que são achatados. Os flocos estão disponíveis em seus formatos finos e grossos e podem ser comidos sozinhos ou incorporados a mingaus, sopas, vitaminas, sucos, iogurtes etc. O formato em flocos pode ser usado na cobertura de pães e bolos, em mingaus e panquecas, e ser polvilhado em saladas, iogurtes, frutas, entre outros.

Já a farinha de aveia é o resultado da moagem da parte interna do grão. Nela são encontrados carboidratos, proteínas e minerais. A farinha de aveia é ideal para substituir a farinha de trigo na preparação de bolos e tortas, pois assim como o trigo, a aveia não altera o sabor dos demais ingredientes. Além disso, pode ser utilizada em receitas de biscoitos doces ou salgados.

farelo de aveia ou Oatbran, que é extraído da casca dos grãos, concentra a maior quantidade de betaglucana, um tipo de fibra solúvel encontrado em grandes quantidades na aveia e que tem um efeito amplamente estudado com benefícios na redução do colesterol, na saciedade e no bom funcionamento do intestino. É um tipo de aveia altamente nutritivo e versátil e pode ser utilizado em diversas receitas, como pães, massas, panquecas, biscoitos, além de preparações salgadas, como almôndegas e hambúrgueres.

Comente sobre esta matéria ;)