1

Dicas para pais aproveitarem os filhos em casa

Com as crianças em casa devido à suspensão das aulas como medida de prevenção ao coronavírus, abre-se a oportunidade de pais e filhos retomarem certas atividades perdidas no tempo e impossibilitadas por conta de tantas outras prioridades.

Para Ana Erthal, especialista em Sensorialidades e Games da ESPM Rio, com a organização das demandas, é possível que pais ensinem antigas brincadeiras e vivenciem novos momentos com seus filhos.

Confira as dicas da especialista para os pais:

• Jogue com eles. Jogo de cartas, de tabuleiro, stop, mímica ou um jogo digital compartilhado pela família, como Perguntados ou xadrez no mobile. Crie um campeonato. Ative o raciocínio lógico com desafios, mas faça junto. Além da sensação do tempo passar mais depressa, envolve a todos de modo simples e prazeroso, e abrange atividades cognitivas e de planejamento, concentração, desenvolvimento motor, entre outras.

• Brinque com eles. Deixe fluir a imaginação e a criatividade com massinha, jogos de montar, blocos de construção, carrinhos, bonecas, desenho livre com lápis de cor. Tire tudo do armário e das prateleiras. Você vai se impressionar com as relações que as crianças são capazes de fazer e como percebem o mundo. Se permita entrar no faz de conta deles, não roteirize a brincadeira.

• Leia com eles. Faça com que eles leiam para você, mesmo os ainda não alfabetizados. Eles podem demonstrar a interpretação das imagens e serem estimulados com perguntas sobre os detalhes. As crianças maiores podem apresentar as narrativas ou trechos de que gostam.

• Cozinhe com eles. Com a devida segurança, pode-se dizer que lugar de criança é na cozinha. Deixe que sintam o cheiro da laranja sendo espremida, opinem sobre o gosto da massa do bolo, deixem que misturem os alimentos. Que se sujem um pouco aprendendo sobre quantidades e variedades.

• Incentive a solidariedade. Fazer chamada em vídeo com os avós e tios, considerados grupo de risco, e colegas diminui a distância necessária nesse momento. Os laços sociais formam os adolescentes, constituem caráter e comportamento, e eles poderão demonstrar afeto. Os adolescentes, porque gostam demais dos seus celulares, talvez resistam inicialmente. Mas, demonstrar paciência, envolvimento real e atenção dedicada aos filhos, pode proporcionar momentos de trocas incríveis.

Comente sobre esta matéria ;)