1

Chocolate na TPM, pode?

Nutricionista explica a relação do período com o alimento e dá dicas de opções mais nutritivas

A Tensão Pré-Menstrual, mais conhecida como TPM, atinge mais de 70% das mulheres brasileiras, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Durante esse período ocorre uma variação hormonal que interfere no sistema nervoso central causando os famosos sintomas da TPM. Dentre eles, pode-se destacar os físicos e emocionais, como: cólica, retenção de líquidos, dor de cabeça, cansaço, ansiedade, insônia, irritabilidade, ansiedade e fome em excesso, esta, caracterizada principalmente pelo apetite maior por doces.
 
A nutricionista e consultora da Vitao Alimentos, Karla Maciel, explica que esse desejo maior por doces e até por carboidratos ocorre devido à queda do neurotransmissor serotonina no período pré-menstrual. A Serotonina é responsável por controlar o humor, comportamento, saciedade e ingestão alimentar. Um estudo feito por Sabrina Reis Barbosa e colaboradores em 2010, analisou esta relação. Nele foi possível constatar que o principal sintoma das mulheres no período foi o aumento do apetite, especialmente para chocolates.
 
O cacau é fonte de vitaminas e minerais importantes para o sistema nervoso central, entre eles, o magnésio, responsável por ajudar na síntese e emissão da serotonina, explica a nutricionista. Além disso, esse ingrediente possui o aminoácido triptofano, que também contribui para a síntese de serotonina, o que auxilia no alívio dos sintomas da TPM.
 
A recomendação da especialista é que nestes períodos as mulheres optem por versões mais nutritivas e que o consumo seja moderado, já que os exageros não fazem bem em nenhum momento. 
 
Confira as opções da Vitao Alimentos indicadas por Karla, para quem quer fazer opções mais saudáveis:
 
Chocolate Branco com Cereais Zero Adição de Açúcares: o produto não possui açúcar adicionado e não utiliza matéria prima/ingredientes que contenham açúcares, mas possuem o sabor próximo dos chocolates tradicionais.
 
Chocolate Diet Meio Amargo com Quinoa e Amaranto: não contém açúcar (sacarose) adicionado, e embora contenham os açúcares naturalmente presentes nos ingredientes, podem ser consumidos por diabéticos.
 
Chocolate Proteico: a melhor opção de chocolate para as mulheres que seguem uma rotina de treinos e que não abrem mão de ter um chocolate saudável na sua dieta. São feitos com whey protein concentrado, não tem adição de gordura vegetal hidrogenada e adição de açúcar e são produzidos com o mais puro cacau.
 
Chocolate Vegano: para pessoas não consomem alimentos de origem animal, são feitos com proteína vegetal e não contêm leite entre os seus ingredientes, sendo uma excelente opção para manter a dieta sem abrir mão de uma sobremesa saborosa. É produzido em local exclusivo, sem risco de contaminação.

Comente sobre esta matéria ;)