1

Dia Mundial do Diabetes: entenda quais são os tipos e como se prevenir da doença que mata uma pessoa a cada 10 segundos no mundo

Dia Mundial do Diabetes: entenda quais são os tipos e como se prevenir da doença que mata uma pessoa a cada 10 segundos no mundo

Com 11 milhões de portadores da doença no Brasil, a diabetes é também a principal causa de cegueira, falência dos rins, ataques cardíacos e amputações de membros inferiores

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1980 o número de pessoas vivendo com diabetes quadriplicou e alcançou os 422 milhões (em 2014), especialmente em países em desenvolvimento. No Brasil, são aproximadamente 14 milhões de diabéticos, sendo que metade não sabem que são portadores da doença ou não conhecem as formas de prevenção e tratamento.

A diabetes é classificada em dois tipos, 1 e 2. O tipo 1 é uma patologia genética autoimune, que ocorre ao acaso, onde o individuo nasce com anticorpos contra as células do pâncreas, e com isso desenvolve a doença por falência na produção de insulina. Já o tipo 2, está relacionado com a herança familiar e com o estilo de vida. Essa é a variação que mais vem crescendo e mostra que os números alarmantes das pesquisas estão associados aos maus hábitos da vida moderna, como o sedentarismo, estresse e dietas inadequadas, colaborando para a propagação da doença que está na lista das principais causas de morte no mundo.

Segundo Raquel Resende, endocrinologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, as complicações decorrentes da diabetes podem ser devastadoras. “As consequências são várias e podem atingir partes importantes do corpo, como os rins, olhos, vasos sanguíneos, circulação e nervos. Além disso, infarto agudo do miocárdio, AVC e amputações também são complicações frequentes nos diabéticos mal controlados.” 

É crescente também o número de crianças com diabetes tipo 2. Segundo a American Diabetes Association, há 50 anos, 3% de todos os casos ocorriam em crianças e adolescentes. Já atualmente, essa faixa etária corresponde a 30 em cada 100 casos. “Hoje em dia estamos vendo cada vez mais crianças e adolescentes já com o diagnóstico de diabetes tipo 2 ou pré-diabetes, desenvolvidas a partir de fatores como obesidade, sedentarismo e maus hábitos alimentares”, explica a endocrinologista.

Nas unidades da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, os pacientes são atendidos dentro das melhores práticas, fazendo com que tenham o acompanhamento do endocrinologista desde a entrada até o recebimento da alta. Dessa forma, o médico fica responsável pelos encaminhamentos e análises necessárias para o paciente, possibilitando a visão global de cada caso e diminuindo o período de tratamento dentro do Hospital.

Em casos de internação, uma equipe multidisciplinar com dermatologista, cirurgião vascular, cirurgião plástico, infectologista, ortopedista, nutrólogo, pediatra, fisiatra, fisioterapeuta e estomaterapeuta, fica empenhada em sua recuperação e restabelecimento da sua saúde.

 

Fique atento aos sintomas!

  • Sede excessiva
  • Micção frequente
  • Fome
  • Cansaço
  • Visão turva

 

Como prevenir o Diabetes tipo 2?

  • Evitar a ingestão de açúcares e gorduras em excesso
  • Praticar atividades físicas
  • Adotar uma alimentação equilibrada
  • Monitorar periodicamente os níveis de glicemia no sangue
  • Controlar o stress
  • Cuidar do sono

 

Comente sobre esta matéria ;)