Cuidados com as crianças no verão

Kids

A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) promove durante todo este mês a campanha “Janeiro Bronze: Cuidados com as crianças no verão”, que está sob a coordenação do Departamento de Dermatologia da SPSP. A campanha destaca a proteção com a pele das crianças e adolescentes, abordando também os cuidados com a hidratação e com a alimentação nesta época do ano. Janeiro é o momento de diversão das crianças, seja em casa, na praia, no clube ou no parque, mas é preciso ter a devida atenção com os fatores de risco ligados ao verão.

“Os cuidados com as crianças no verão buscam alertar a comunidade médica e a população em geral sobre a importância da prevenção dos efeitos imediatos da exposição solar – queimaduras, brotoejas, infecções de pele e dermatoses, por exemplo – como também dos efeitos silenciosos do sol em médio e longo prazo, como lesões pigmentadas (pintas), que podem apresentar um curso benigno ou não ao longo da vida”, afirma Selma M. F. Hélène, presidente do Departamento de Dermatologia da SPSP e coordenadora do “Janeiro Bronze”.

Os pediatras têm papel importante em relação aos cuidados que as crianças devem ter durante o verão, não só por fazerem o acompanhamento desde o momento do nascimento até a adolescência, mas também por serem os principais orientadores dos bons hábitos de saúde, higiene e proteção durante a infância. A prevenção dos danos solares imediatos e futuros deve começar desde bebê, principalmente no dia a dia, na escola e no lazer diário. No verão, as medidas devem ser redobradas devido à exposição mais prolongada.

Comente sobre esta matéria ;)