1

Contribuição do Japão na agricultura brasileira é tema de podcast

Contribuição do Japão na agricultura brasileira é tema de novo episódio do podcast Japão sem Escalas

Professor Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócios da FGV, é o convidado especial

 Na próxima segunda-feira, dia 6 de setembro, o podcast Japão sem Escalas lança o segundo episódio de sua quarta temporada. O tema abordado é a agricultura e a contribuição dos japoneses no setor no Brasil. Para falar sobre o assunto, o convidado especial é o professor Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e embaixador para cooperativas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Rodrigues tem uma forte conexão com o arquipélago japonês, ele ocupa um dos assentos do chamado Wise Men Group (WMG), composto por cinco notáveis do Brasil e cinco do Japão, cuja missão é apresentar e debater propostas de estímulo ao intercâmbio econômico entre os dois países e, em 2019, foi condecorado pelo imperador com a Ordem do Sol Nascente, Estrela de Ouro e Prata.

O agronegócio é um vetor essencial do crescimento econômico brasileiro. De acordo com Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2020, o setor registrou uma expansão recorde de 24,31%, na comparação com 2019 e ampliou para 26,6% sua participação no PIB total do país. Em 2019, este percentual foi de 20,5%.

Os japoneses tiveram uma enorme contribuição para o setor ao longo da história. Os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil em 1908 e trouxeram com eles experiência agrícola e técnicas de cultivo, adubação e alimentos, o que permitiu um novo olhar à agricultura no país.

Durante o episódio, o professor fala sobre as principais contribuições para o desenvolvimento do setor, como o cooperativismo, a criação dos cinturões verdes, novas tecnologias e também projetos que ajudaram a desenvolver regiões antes não exploradas, como o cerrado, com o Proceder (Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro
para o Desenvolvimento Agrícola dos Cerrados).

O podcast Japão sem Escalas é uma iniciativa Aoki Media com apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo. Ele pode ser acessado por meio das principais plataformas streaming.

Mais sobre a quarta temporada

A quarta temporada teve início em agosto com episódios mensais. A programação inclui temas relacionados às influências da cultura e filosofia japonesas no Brasil, além de elementos de intercâmbio cultural entre os países. Os episódios tem sempre um convidado especial. Além de agricultura, outros temas abordados são: a metodologia de melhoria contínua Kaizen, esportes e Olimpíadas, saquê, intercâmbio no arquipélago, o ensino do japonês no Brasil e música.

O quadro “Nihongo Shiranai”, presente em todos os episódios, segue ensinando palavras e expressões na língua oficial do Japão e é apresentado pela professora Sarah Fuidio, do canal “Fale em Japonês”. Os ouvintes podem acompanhar lições de japonês úteis para o dia a dia durante o programa, e a grafia poderá ser conferida nas redes sociais: Instagram (@japaosemescalas), Facebook (Japão sem Escalas) e Twitter (@japaosemescalas).

O Japão sem Escalas é apresentado por Tatiana Aoki, nikkei, jornalista, ex- bolsista JICA e CEO da Aoki Media. A quarta temporada tem oito episódios e reúne entrevistas, depoimentos e discussões aprofundadas e conectadas com a atualidade. O podcast é direcionado para todas as pessoas que têm interesse em conhecer mais sobre o Japão, a sua cultura em geral, e que sonham em viajar ou estudar no país. A produção está disponível nas principais plataformas de streaming (Spotify, Google, Apple e Deezer e Youtube).

Comente sobre esta matéria ;)