Construção da Roda gigante em Canela está a todo vapor
A construção da Roda Canela faz parte do novo complexo em construção do Parque Mundo a Vapor em Canela (RS), com previsão de inauguração para o primeiro trimestre de 2024. Trata-se da primeira roda-gigante temática do mundo, criada em parceria com a Interparques Holding S.A, e que chegará a 52 metros de altura, ou o equivalente a um prédio de 15 andares.
“São 300 toneladas de aço, o que somam 10 locomotivas como a que temos na famosa fachada do Mundo a Vapor. São 30 cabines climatizadas, cada uma com capacidade para 6 pessoas. O atrativo será totalmente customizado, com vista exclusiva de 360 graus da natureza da região, oferecendo aos passageiros uma experiência multissensorial inesquecível”, explica Lenise Urbani, CEO do Mundo a Vapor.
A projeção de investimento é de R$ 60 milhões para a expansão do Mundo a Vapor, sendo a primeira etapa a implantação da roda gigante. A Roda Canela está sendo montada por partes, até formar o círculo completo da estrutura. A obra emprega diretamente 40 pessoas, e indiretamente mais de 50.
A Roda Canela será a primeira do gênero no Estado, em uma localidade privilegiada na Av. Don Luiz Guanella, na Serra Gaúcha, elevando ainda mais a atratividade turística e desenvolvimento da região.
Mundo a Vapor
Inaugurado em 1991, o Mundo a Vapor proporciona aos visitantes uma verdadeira viagem no tempo. O parque foi fundado pelos Irmãos Urbani, que herdaram do pai a paixão por máquinas a vapor. No local é feito uma volta ao mundo, contada através das invenções dos fundadores, que são únicas. Além disso, há cenários instagramáveis, diversão garantida com o passeio de trem, foto antiga, espaço kids, café e outras atrações. A famosa fachada do parque, que será revitalizada, representa um acidente real que ocorreu no dia 22 de outubro de 1895, em Paris, quando uma locomotiva atravessou o saguão da estação ferroviária de Montparnasse, transpôs a sacada e despencou de uma altura de dez metros. Hoje a fachada é uma das imagens mais conhecidas pelos turistas na Serra Gaúcha, e será mantida nesta revitalização.