Além do Atlântico: o mapa das praias de água doce que transformam o interior de São Paulo
Com aporte de R$ 16 milhões do Governo de SP para instalação de estruturas náuticas, municípios do interior se reafirmam como destinos de lazer e esportes aquáticos
É certo que praias são locais para diversão, prática de esportes, banhos de sol, descanso, reunião de amigos, de família, e que, quase sempre, produzem sensação de bem-estar. Só no litoral paulista são 293 praias pelos 622 quilômetros de extensão. Mas há tempos deixou de ser um privilégio colocar os pés na areia à frente somente do Atlântico. Isto porque o Estado de São Paulo dispõe de 99 municípios, prontos para bem receber seus turistas à beira de volumosos e atraentes rios. Com areia e tudo!
Para fomentar este cenário, em três anos, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), inaugurou 12 estruturas náuticas de uso público às margens dos rios Tietê e Paraná e de represas que banham os municípios de Pederneiras, Timburi, Avaré, Pereira Barreto, Rubineia, Três Fronteiras, Piraju, Araçatuba, Sales, Mira Estrela, Presidente Epitácio e Fartura. O investimento nestes municípios representa R$ 16 milhões e reforça o potencial náutico do estado.
Pederneiras – com 44.827 habitantes e distante 318 km da capital paulista, mescla industrialização com a tranquilidade das cidades do interior. Localizada às margens do Tietê, possui diversas belezas naturais e passeios em meio à natureza, com destaque para a Prainha de Pederneiras, um dos principais cartões-postais do município e atraindo cada vez mais visitantes e eventos. Até o famoso Navio Homero Krähenbühl, que realiza tradicionalmente seu passeio anual pelo Rio Tietê e passa pela Prainha de Pederneiras. A escolha do trajeto, passando pela Prainha, também destacou a estrutura diferenciada do local, especialmente o deck flutuante.
Timburi – distante 361 km de São Paulo, é um Município de Interesse Turístico (MIT) conhecido pelo Ecoturismo e Turismo de Aventura no sudoeste do estado. Com 2.464 habitantes, a cidade é repleta de atrativos naturais que confirmam seu potencial turístico. Os visitantes desse destino encontram cachoeiras, locais para acampar e para caminhadas, voo livre, rafting e até roteiros para cicloturismo. O destaque fica com as praias de água doce, passando pela principal área de lazer no Rio Paranapanema, conhecida como Redondo. Localizado às margens do rio, o local oferece águas tranquilas, quiosques, áreas de camping e churrasco, tornando-se um destino popular no sudoeste paulista.
Avaré –Estância Turística privilegiada de atrativos. Localizada no sudoeste paulista, com 92.805 habitantes e distante 267 km da capital, é bem famosa por uma iguaria conhecida em todo país: o Pingo de Leite, doce tradição desta cidade. Também é conhecida como Terra do Verde, da Água e do Sol, pelos seus lagos ornamentais, ruas e praças amplas e arborizadas. Com uma população de 91.7 mil pessoas, sua grande atração é a represa de Jurumirim, formada pelo Rio Paranapanema, a 18 km do centro. As suas águas límpidas dão origem a belas praias, tornando o local ideal para banhos na temporada de verão, além da prática de esportes náuticos de windsurf (prancha à vela), jet ski (moto náutica), banana boat, caiaques, e passeios de lancha, escuna e barco.
Pereira Barreto – esta Estância Turística distante 650 km da capital, é uma cidade privilegiada pela disponibilidade de inúmeros atrativos. Com uma população de 24.095 pessoas, o destaque vai para a Praia Municipal “Pôr do Sol” no Rio Tietê, completamente limpo, em um cenário totalmente diferente da Grande São Paulo. São águas cristalinas, próprias para o banho, pescaria e esportes náuticos. O nome do local também faz jus à sua fama: um pôr do sol quase inesquecível e procurado por muita gente onde se pode até alugar quiosques para melhor aproveitar o tempo. Importante saber que esta praia conta com boa infraestrutura: lanchonetes, churrasqueiras com pia, mesas e bancos de concreto, banheiros públicos, pista de skate, estacionamento, playground e ciclovia. Cenário que leva a ótimas fotos.
Rubinéia – com 3.833 habitantes e distante 632 km da capital – está localizada no extremo noroeste do Estado de São Paulo. Com diversificados atrativos turísticos/ históricos, este Município de Interesse Turístico, desde 2017, contribuiu para o desenvolvimento do setor com destaque para suas belezas naturais, como a Praia do Sol, onde há uma grande área para lazer, e a Ponte Rodoferroviária, que liga os Estados de Mato Grosso do Sul a São Paulo. Bom ressaltar que as Praias de Água Doce, formadas pelo Rio Paraná, são o grande destaque de Rubinéia. Com uma forte vocação para o Turismo Náutico, é o destino ideal para quem gosta de esportes aquáticos e pesca esportiva. As suas praias contam com uma infraestrutura que atende bem o visitante e a gastronomia à base de peixe já virou marca registrada.
Três Fronteiras – com 6.804 habitantes e distante 620 km da Capital – assim denominada pela proximidade com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – conta com a maior área de lazer dos Grandes Lagos, tendo o Parque Ecoturístico da Areia Branca como principal representante do potencial natural da região. Banhado por muita água doce, oferece inúmeras opções de lazer e entretenimento para todas as idades, passando pela pesca, esportes náuticos, com playgrounds para as crianças e momentos relaxantes com a natureza. O complexo conta com 24 quiosques com churrasqueira, duchas frias, banheiros, loja de conveniência, arvorismo, trilhas ecológicas, lagos e mais de mil metros de orla.
Piraju – vem se destacando como destino turístico e seu principal aliado nesta atividade é o rio Paranapanema que conta com 929 km de extensão, dos quais 90,6 km atravessam esta cidade que é uma Estância Turística desde julho de 2002. Bom destacar que o município oferece gastronomia diversificada e serviços de hospedagem, importantes itens que favorecem a vinda de turistas para a realização de roteiros locais que incluem Ecoturismo, Turismo de Aventura, Pesca, entre outros atrativos. Com 29.436 habitantes e distante 339 km da capital, este destino é benéfico para os visitantes interessados em sair da rotina. Como consequência do Rio Paranapanema há muitos atrativos: a Prainha, Camping Pedrinha, a Floresta Municipal das Corredeiras, Cachoeiras Piraju, Tirolesa das Corredeiras e até passeios de Boia Cross. Destaca-se também o Parque das Águas, sendo um parque urbano com infraestrutura na orla do rio Paranapanema no centro da cidade.
Araçatuba – com 200.124 habitantes e distante 518 km da capital paulista, Araçatuba se tornou MIT, Município de Interesse Turístico em fevereiro de 2019. Assim as atividades turísticas destacaram-se e hoje o município integra a Região Turística Tietê Vivo com mais 14 destinos. Como consequência do clima de alta temperatura, estas cidades contam com o sol durante quase o ano todo facilitando o Turismo de Lazer, Náutico, de Compras, Cultural, de Pesca, entre outros. Bom ressaltar que Araçatuba fica nas proximidades do rio Tietê que, na região, é considerado limpo, é o primeiro município não ribeirinho do estado a realizar captação de água diretamente do rio, desde 2013. Por isso a importância da Prainha, na verdade, a Praia Municipal Milton Camargo, uma opção de lazer da cidade que se aproveita da água do rio Tietê. Em tempo: a pesca esportiva e os esportes náuticos estão ganhando preferência entre os visitantes.
Sales – distante 441 km da capital, com 6.437 habitantes, é famosa por três prainhas, uma vez que elas são procuradas por turistas de várias regiões devido à boa qualidade, não só das instalações, como por suas belas paisagens. A cidade recebeu o selo de Município de Interesse Turístico (MIT) em maio de 2017 e é banhada pelos Rios Tietê e Cervinho, o que possibilita atrair adeptos da pesca, dos esportes náuticos ou aqueles que só querem descanso e lazer. Cervinho é um córrego afluente do Rio Tietê, cruzado pela ponte que liga os dois lados da Av. Independência e se situa a oeste da Prainha, que fica a dois quilômetros do centro de Sales. Já a praia de Richelieu não é apenas um cardeal das histórias dos Três Mosqueteiros de Dumas, mas também uma praia de água doce e areias naturais às margens do Tietê. Tem mais: a Prainha do Torres é considerada pelos turistas como sendo um paraíso. São quase 24 mil m² de natureza pura às margens do Rio Tietê e se situa a 11 km do centro da cidade.
Mira Estrela – é banhada pelo Rio Grande, tem clima temperado e sua qualidade de vida é considerada alta. Com 3.126 habitantes, e distante 585 km da capital, tem praia de rio, como é o caso da famosa Prainha Municipal. Esse equipamento fica a 11 km do centro urbano, é um verdadeiro refúgio com 7,2 hectares e possui chalés, churrasqueiras, quiosques, sanitários, lanchonetes e restaurante. A Prainha é totalmente arborizada, possui área para camping, lago para banho e dispõe de área verde, playground com brinquedos para as crianças e campos de futebol, voleibol e futevôlei. Chega a ser visitada por 2,1 mil pessoas aos finais de semana, atingindo cerca de 8,4 mil turistas nos feriados prolongados. Em suma: a Prainha de Mira Estrela é conhecida por estrutura receptiva para bem acolher os visitantes. Vale ressaltar que o local foi construído há mais de 30 anos, mas sua estrutura passa por constantes revitalizações.
Presidente Epitácio – Estância Turística com 39.505 habitantes é bem distante da capital, cerca de 667 km. Presidente Epitácio é privilegiada pela natureza que contempla cenários perfeitos para a prática da atividade turística. Este destino, localizado no extremo oeste do Estado, tem um leque de atrativos, a começar pelo Parque Municipal o Figueiral localizado às margens do Rio Paraná, distante aproximadamente cinco km do centro da cidade, se apresenta como uma das melhores opções de lazer aos finais de semana e feriados. Além da praia de água doce, tobogã, quadra poliesportiva, campo de areia, lanchonetes, restaurante, áreas de recreação e toda infraestrutura necessária para um dia de lazer, o local garante ambiente propício para visitantes e munícipes. Diversão para todas as faixas etárias, a orla conta com aproximadamente sete quilômetros de extensão. Assim a diversidade de atrações passa pelo Turismo Fluvial, por vastas vegetações, ilhas, lagoas e muita pesca e por isso a Estância é conhecida como “Joia Ribeirinha” que significa joia lapidada pelas águas e belas praias do Rio Paraná.
