Casos de Covid-19 crescem 31% no pós-Carnaval
Casos de Covid-19 atendidos em hospitais da Rede D’Or crescem 31% no pós-Carnaval
São Paulo responde por quase metade do total da demanda; infectologista David Uip diz que maioria dos casos são leves, sem necessidade de internação
Levantamento da Rede D’Or, maior grupo de hospitais e serviços privados de saúde do Brasil, aponta um aumento de 31% no atendimento de pacientes com diagnóstico de Covid-19 na última semana (11 a 17/2), em relação à anterior (4 a 10/2).
Considerando 69 unidades localizadas em 13 estados e no DF, os casos subiram de 119 para 156 confirmados.
Quando comparado com a 5ª semana epidemiológica, no início do mês de fevereiro (entre os dias 28/1 e 3/2), o aumento chega a 60,8%.
Os casos estão concentrados principalmente nos estados de São Paulo, que acumula quase metade do total, com 48,7% dos diagnósticos de Covid-19, seguido pelo Rio de Janeiro, com 33,3%, na última semana.
“Era esperada uma elevação no número de infecções, em razão da concentração de pessoas em blocos e festas durante o Carnaval. A maioria dos casos, no entanto, é leve e não demanda internação hospitalar”, afirma David Uip, diretor nacional de Infectologia da Rede D’Or e reitor do Centro Universitário FMABC.