Capital terá mais uma unidade do Sesc SP
SESC 14 BIS INICIA AS ATIVIDADES DIA 6 DE OUTUBRO E BAIRRO
MAIS TRADICIONAL DA CAPITAL RECEBE NOVA UNIDADE DO
SESC SÃO PAULO
Primeira fase da ocupação do edifício que abrigava a sede da Fecomercio compreende
três pavimentos, incluindo o Teatro Raul Cortez. Localizada na região da Bela Vista, nova unidade abrigará espaços para exposição e espetáculos, atividades de tecnologias e artes, práticas corporais e esportivas, ambientes para leitura e para atividades voltadas às crianças e biblioteca; uma praça de convivência na parte externa do térreo servirá como articuladora do edifício com a rua e o seu entorno.
A região que delimita o cruzamento do bairro com o centro e registra uma das maiores densidades demográficas da capital paulista, somando habitantes e passantes, abrigará a nova unidade do Sesc São Paulo. No dia 6 de outubro, sexta-feira, o Sesc 14 Bis inicia suas atividades no número 285 da Rua Dr. Plínio Barreto. Próxima à Av. 9 de Julho, território de hospitais e instituições de ensino, a mais nova unidade vai ocupar o edifício que no passado abrigou a sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, a Fecomercio.
Nessa primeira etapa de funcionamento do Sesc 14 Bis, o público vai poder usufruir de três pavimentos – térreo e andares um e dois –, mais os subsolos que servirão de estacionamento, com vagas para carro, moto e bicicleta. Com expectativa de receber cerca de 7.000 pessoas por semana, a unidade vai contar com espaço de exposição e para práticas físico-esportivas, espaços de brincar, leitura e de múltiplo uso para oficinas culturais, vivências, bate-papos e aulas abertas. Completam a lista uma biblioteca, cafeteria, loja Sesc e uma grande praça de convivência.
Espaço tradicional de grandes temporadas teatrais na cidade, o Teatro Raul Cortez, no segundo piso, inaugura um novo perfil de programação, ao incorporar as multilinguagens artísticas, como música, dança, circo e cinema. Com plateia de 513 lugares, o teatro será um dos maiores em capacidade entre as unidades do Sesc na capital.
O Sesc 14 Bis surge com a vocação para a convivência, como destaca o diretor regional Danilo Santos de Miranda. “O edifício se estabelecerá como um ponto de encontros. Uma praça como lugar de estar, do debate, do brincar e da promoção da democracia ativa como um exercício da cidadania plena. Essa unidade do Sesc chega para ser um espaço de coletividade e diálogo, em uma região marcada pela pulsante vida cultural com seus centros históricos, espaços cênicos de relevância e coletivos artísticos, estes responsáveis por manter vivo o ‘espírito de bairro’, mesmo num território central da cidade e verticalizado”.
Encontros
A mais nova unidade do Sesc na capital será um espaço de conexões: do bairro com o centro, do MASP com o Vale, da tradição do samba com as casas de espetáculo da região, em especial do Bixiga. O encontro das culturas diversas constituídas em grande parte pelas populações negra, nordestina, italiana e espanhola que ali habitam. A nova unidade do Sesc chega para somar-se a esse grande movimento artístico-cultural presente na Bela Vista. A região concentra 380 espaços culturais, é sede da Escola de Samba Vai-Vai e palco da tradicional festa de Nossa Senhora Achiropita, apenas para ficar nesses exemplos.
Acessibilidade
A acessibilidade física e comunicacional está presente em todos os pavimentos. A unidade conta com elevadores, banheiros adaptados, plataforma de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e espaços reservados no teatro e no estacionamento.
OS ESPAÇOS DA UNIDADE – FASE INICIAL
Térreo
Praça de Convivência: com pé direito duplo proporcionando o diálogo do edifício com a rua e o seu entorno, dará as boas-vindas ao visitante. Um ambiente para encontros e realização de atividades.
Espaço de Leitura: incentiva a troca de experiências literárias, culturais e educativas, com objetivo de promover o acesso ao livro.
Espaço de Brincar: instalação para bebês e crianças de até seis anos de idade, acompanhadas de responsável, que contempla a ideia da convivência lúdica.
Biblioteca: instalada em piso elevado para dialogar com todo o espaço de convivência a sua volta e com acervo de 3 mil títulos para empréstimo, entre obras de literatura brasileira, estrangeira, quadrinhos, poesia e artes, além de conteúdos que contemplam as principais áreas de atuação do Sesc, como meio ambiente, esporte e saúde. Jornais e revistas também serão disponibilizados para leitura no local.
Loja Sesc: ponto de convívio livre e para comercialização de produtos customizados, dos títulos publicados pela Edições Sesc e dos CDs e DVDs lançados pelo Selo Sesc.
Cafeteria: com opções de sopas, saladas, bebidas quentes e frias, salgados, doces e itens de bomboniere.
Sala de apoio à família: com poltrona para amamentação, micro-ondas, purificador de água, pia e bancada de apoio.
Central de Atendimento e Bilheteria: ponto de informações ao visitante e venda de ingressos. Nos dias de espetáculo no teatro, a bilheteria fica aberta até 30 minutos antes do fechamento da unidade.
Achados e Perdidos: os objetos ficam guardados por 30 dias. Itens não procurados no período são doados para instituições sociais.
Primeiro pavimento
Espaço de múltiplo uso de 1800 metros quadrados pensado para receber atividades de formatos e linguagens diversas, como aulas abertas, encontros e oficinas dos programas físico-esportivos, de tecnologias e artes e socioeducativas. Estruturas retráteis de paredes móveis em sistema deslizante possibilitam a realização simultânea de atividades distintas, todas com acesso gratuito e abertas ao público de todas as idades.
Segundo pavimento
Está o Teatro Raul Cortez que a partir de agora passa a incorporar à sua programação outras linguagens artísticas para além do teatro. Com espaço cênico privilegiado e plateia com 513 lugares, incluindo os assentos para pessoas com mobilidade reduzida que podem utilizar as plataformas acessíveis, o Teatro Raul Cortez será um dos maiores da rede Sesc na capital, ficando atrás apenas dos teatros do Pinheiros, Vila Mariana e Pompeia. Para os espetáculos com cobrança de ingresso, a política de preços vai seguir o padrão da rede Sesc e a aquisição será via internet ou na bilheteria das unidades.
Primeiro, segundo e terceiro subsolos
Estacionamento com 250 vagas para carro e moto, com serviço de manobrista. Bicicletário disponível para todo o público, é necessário ter cadeado.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Com o intuito de oferecer aos espectadores mais uma opção de horário na agenda cultural da cidade, no 14 Bis os shows e espetáculos às sextas e sábados terão início mais cedo, às 19h30.
Já no dia 6 de outubro o público vai poder visitar a exposição Constelação Celestina, que estará montada na área de Convivência da unidade. A mostra revela camada poética nos registros documentais do fotógrafo paulistano Wagner Celestino (1952-). A primeira grande individual do artista natural da zona leste da capital reúne 147 retratos em preto e branco de pessoas negras em seus afazeres do cotidiano, como os retratos de cortiços do bairro do Bixiga e da Velha Guarda do Samba na cidade de São Paulo, a comunidade negra de Paranapiacaba (SP) e em festas, como os desfiles de Carnaval na av. Tiradentes e a Festa de São Benedito em Tietê (SP).
Sob a curadoria do professor e artista visual Claudinei Roberto da Silva, as fotografias selecionadas foram feitas, em sua maioria, entre o final dos anos 1970 e início dos anos 2000, e quase todas são analógicas – reveladas por meio de processo químico que transforma a imagem latente registrada no filme fotográfico em imagem visível. A mostra inclui ainda uma série recente produzida pelo artista este ano, após uma imersão no bairro do Bixiga, a entrada é gratuita e fica em cartaz até abril de 2024.
Fechando o primeiro dia de atividades, às 19h30, o cantor e compositor Martinho da Vila sobe ao palco do Teatro Raul Cortez para apresentar o seu novo trabalho, “Negra Ópera”. Lançado em maio, o álbum acaba de ser indicado ao Grammy Latino 2023 na categoria samba. O cantor estará acompanhado dos músicos Preto Ferreira, Alegria Ferreira, Wanderson Martins, Wellinton Monteiro, Ivan Machado, Itamar Assiére, Bernardo Aguiar, Juliana Ferreira, Analimar Ventapani e Gabriel Figueiras de Souza. Entre obras inéditas de Martinho e regravações de sambas de outros bambas, o repertório reúne “Iracema” (Adoniram Barbosa), “Mãe Solteira” (Wilson Batista), “Malvadeza Durão” e “Acender as Velas” (Zé Keti), além de “O Caveira”, “Linha do ão” e “Reversos da Vida” (Martinho da Vila), apenas para ficar nesses exemplos. Martinho da Vila também se apresenta no sábado, 7, às 19h30, e no domingo, 8, às 18h.
A partir do dia 7, a programação segue repleta de atividades e espetáculos nas mais diferentes linguagens: em música, com uma jornada de rimas e improvisos, a dupla de repentistas Peneira e Sonhador dá as boas-vindas ao público que chega para conhecer a unidade. Formada por 22 músicos imigrantes, refugiados e brasileiros, a Orquestra Mundana Refugi faz duas apresentações gratuitas no teatro. Sob direção musical de Carlinhos Antunes, a orquestra apresenta repertório que reflete as culturas de seus integrantes, como as obras “Mungu” (Lokua Kanza / Carlinhos Antunes), “Sombras da Romãzeira” (Carlinhos Antunes), “Frevo Tonelero” (Orquestra Mundana Refugi), “Amendoas Verdes” (Música tradicional Palestina) e As Caravanas (Chico Buarque). O Sesc 14 Bis também se junta ao Sesc Pompeia para receber a quinta edição do Festival Sesc Jazz, que acontece de 18 de outubro a 5 de novembro.
Em circo e dança, destaque para o espetáculo Caminho da Saracura com a Trupe Baião de 2 em número de acrobacias em pernas de pau e muita musicalidade inspirado pela ave que existia em abundância na região da Bela Vista; e a aula aberta Afro Grooves com Adryano Mendes em práticas coreográficas a partir de músicas afrobeats, afrohouse, niaja e outros estilos do afropop e urbano.
Para as crianças e família, destaque para o ateliê Estampando Saberes: Adinkras com o Manifesto Crespo, que proporciona um mergulho pela cultura africana em seus significados e poesia, por meio da produção de estampas símbolos do povo akan da África Ocidental; sessões de contação de histórias com Mariana Perapresentando Contos da tradição oral africana que abordam, de maneira positiva e construtiva, a relação com África e diáspora; oficinas para confecção de Bonecas Abayomi para promover o contato com a história de resistência dos povos negros africanos; os espetáculos O Circo Fubanguinho com a Trupe Lona Pretainterpretando dois palhaços demitidos e expulsos pelo dono do circo e que passam a tentar, de todas as maneiras, reconquistar seus lugares no picadeiro com muitas trapalhadas e confusões; e a Cia. Cênica Nau de Ícaros em A.N.J.O.S., um espetáculo sobre a história de Nuno, uma personagem que se sente triste e sozinho após sofrer uma grande perda, mas em seu quarto navega por um mar de brincadeiras para encontrar aquilo que perdeu, até que conhece Ana. Tudo isso e muito mais.
Quem passar pelo Sesc 14 Bis também vai poder aproveitar uma extensa programação de atividades físico-esportivas, entre aulas abertas e vivências gratuitas para todas as idades. Tem Recreação Esportiva Livrecom multimodalidades e jogos que promovem saúde, bem-estar e socialização; e Apresentação de Boxe com ciclo de demonstrações com atletas medalhistas olímpicos, como os pugilistas Adriana Araújo e Robson Conceição, com o primeiro medalhista de ouro do país na história dos Jogos Mundiais de Combate Joedison Teixeira e a ex-campeã mundial da categoria peso-leve, pela Organização Mundial de Boxe, Rose Volante. Tem treino coletivo de Ginástica Multifuncional para melhora do condicionamento físico; aula de aprendizado e aprimoramento técnico de Corrida; vivência em Danças Urbanas com ritmos tradicionais da cultura da cidade e muito mais.
A nova unidade do Sesc na capital também vai oferecer cursos, oficinas e encontros voltados à cidadania e o meio ambiente, recebe atividades da sétima edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, projeto que reúne todos os anos nutricionistas, chefs, pesquisadores e outros profissionais que atuam na promoção e na ampliação da autonomia em torno das escolhas alimentares adequadas e saudáveis, ações de artes visuais, cinema, literatura, tecnologias e artes e atividades voltadas aos jovens, às pessoas idosas e ao turismo social.
Toda a programação detalhada com os dias e horários das atividades está disponível na página do Sesc 14 Bisna internet.
Serviço do Sesc 14 Bis
Início das atividades: 6 de outubro, sexta-feira, às 10 horas
Funcionamento da unidade: de terça a domingo
Horários: terça a sábado, 10h às 21h; domingos e feriados, 10h às 19h
Endereço: R. Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo – SP
Estacionamento: 250 vagas para carros e motos mais vagas de bicicletário distribuídas nos três pisos inferiores
Valores:
R$ 12,00 para as 3 primeiras horas e R$ 2,00 a cada hora adicional (Credencial Plena)
R$ 18,00 para as 3 primeiras horas e R$ 3,00 a cada hora adicional (Público geral)
Para atividades no Teatro Raul Cortez, preço único: R$ 12,00 (Credencial Plena) e R$ 18,00 (Público geral)
* Em dias de shows e espetáculos é possível retirar o veículo após o término das apresentações.
Relacionamento com Empresas: visita gratuita às empresas do comércio de bens, serviços ou turismo para o credenciamento dos funcionários, sem que seja necessário que eles compareçam pessoalmente ao Sesc. Informações e agendamento pelo e-mail [email protected]
Internet gratuita: alguns espaços da unidade possuem acesso livre à internet sem fio e a utilização é por meio de equipamento pessoal com dispositivo de captação Wi-Fi. Basta conectar-se à rede Sesc Wi-Fi e escolher uma forma de acesso: e-mail ou mídias sociais. Não é necessário cadastro prévio.
Transporte gratuito da unidade até a estação de metrô Trianon-Masp da linha 2-verde para os participantes das atividades. Segunda a sexta, 21h40, 21h55, 22h05.
Como chegar
Ônibus: a 260 metros do ponto Getúlio Vargas 2 (sentido Centro-Bairro), a 280 metros do ponto Parada 14 Bis (sentido Bairro-Centro) e a 2000 metros do Terminal Bandeira.
Metrô: a 700 metros da estação Trianon-Masp da Linha 2-Verde e a 2000 metros da estação Anhangabaú da Linha 3-Vermelha.