1

Adoçantes: mitos e verdades

 
Os edulcorantes, como também são chamados os adoçantes de baixa caloria, dão o sabor adocicado a alimentos e bebidas sem aumentar as calorias do açúcar. Mas, ainda existe desconfiança em relação aos benefícios dessas substâncias à saúde.

“O uso de adoçantes não calóricos é uma opção para as pessoas portadoras de diabetes ou com problemas de obesidade mas tomando cuidado com as calorias que consomem”, explica Iara Pasqua, nutricionista e consultora da Salud em Corto.

Antes de serem disponibilizados no mercado para o consumo, os edulcorantes passam por um rigoroso processo de avaliação de segurança e eficácia, com base em provas clínicas. Eles são analisados e certificados pelo Comitê Misto FAO/ OMS de Especialistas em Aditivos Alimentares (JFECFA), um comité científico internacional administrado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “No Brasil também passam por testes e, somente após comprovar que a ingestão dessas substâncias é segura para a saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprova a liberação dos adoçantes”, acrescenta Iara. A nutricionista esclarece alguns mitos e verdades sobre o consumo dos adoçantes:

Altera a flora intestinalMito. Um estudo recente da Universidade de Granada (Espanha)* confirmou que o uso de adoçantes não calóricos não causa nenhum desequilíbrio na flora intestinal, também conhecida como microbiota intestinal. Esse grupo de bactérias auxilia na digestão dos alimentos e no controle da proliferação de microorganismos que possam causar doenças.
Não provoca alergiasVerdade. O consumo de adoçantes não está relacionado ao desenvolvimento de alergias nem a problemas gastrointestinais. Além disso, os adoçantes colaboram para a promoção da saúde por reduzirem a ingestão calórica.    Provoca cáriesMito. Os adoçantes, na realidade, contribuem para a saúde bucal porque impedem o crescimento das bactérias que causam cáries. 
Preservação da saúdeVerdade. Por não serem carboidratos, os adoçantes de baixa caloria não elevam os níveis de açúcar no sangue. Por isso, ajudam no controle do diabetes e da obesidade e evitam a inflamação de pequenas artérias que poderiam desencadear ataques cardíacos, insuficiência renal, alterações na visão e derrames.

Comente sobre esta matéria ;)