Segurança: 5 dicas para o dia a dia de moradores de condomínios
Principalmente nas grandes cidades, há cada vez mais condomínios residenciais. A preocupação com a segurança é um ponto em comum para os moradores.
Além de planejamento e sistemas integrados para evitar roubos e outras ocorrências, ações individuais simples ajudam a diminuir as chances de fatos indesejados.
Pensando nisso, Marcelo Voltolin, Gerente Regional de Operações do GRUPO GR, elaborou cinco dicas de segurança para a rotina nos edifícios. Confira abaixo.
Dicas de segurança
1 – O nível de atenção ao sair e entrar na propriedade deve ser redobrado. Verifique se os portões estão mesmo fechados. Esteja alerta para a aproximação de pessoas.
2 – Antes de sair da garagem com o veículo, é importante observar câmeras atreladas ao sistema de segurança, que cubram as saídas e entradas. Veja se há algo incomum ao redor. Ao notar uma atividade, ligue imediatamente para a polícia.
3 – Conhecer os vizinhos é sempre positivo para a segurança. Procure se aproximar das pessoas.
Em São Paulo, por exemplo, há o movimento “Vizinhança Solidária”. Criada pela Polícia Militar em 2009, a iniciativa promove reuniões periódicas entre moradores de uma mesma região e representantes da polícia. O foco é discutir ações de segurança e resgatar o entrosamento entre os moradores.
4 – Participar das reuniões de condomínio é importante. Esse é o momento para definir regras a serem seguidas e as principais questões referentes à proteção dos moradores.
5 – Não pare na entrada da garagem para arrumar o cinto de segurança ou olhar o celular. Esse pode ser um momento de vulnerabilidade.