1

Piso de madeira: Um guia completo para escolher o modelo e fazer a manutenção

As profissionais, Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, e o trio Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça, do JMA Estúdio, reuniram dicas imprescindíveis sobre o material  

Projeto: JMA Estúdio Foto: Daniel Lee

Ao construir ou reformar uma residência, surge uma dúvida muito importante: qual tipo de piso escolher para as áreas sociais e íntimas do imóvel? Pensando na funcionalidade para o dia a dia, longo tempo de vida útil e a capacidade de deixar os ambientes com uma atmosfera elegante e acolhedora, com certeza o piso de madeira vem à mente.

Diante de tantas opções e detalhes que precisam ser pensados para essa escolha, é importante ouvir a opinião de especialistas. Experientes e apaixonadas pelo material, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, e o trio Bianca AtallaElisa Ju e Fernanda Mendonça, do JMA Estúdio, compartilham suas experiências para a definição do melhor modelo, ambientes e como mantê-los na rotina diária. Acompanhe:

Modelo de pisos de madeira:

O piso de madeira é capaz de trazer conforto térmico e transmitir uma sensação gostosa de acolhimento. Nessa sala de jantar, as profissionais do escritório Dantas & Passos Arquitetura trabalharam em um belo contraste entre o piso escuro e a paleta clara do mobiliário, paredes e objetos decorativos. Foto: Maura Mello

Apesar da unidade de matéria-prima, pisos de madeira têm as suas diferenças relacionadas à espécie da árvore, formato, tamanho ou tipo de instalação, por exemplo. Antes de comprar é valioso pensar nas tipologias existentes no mercado.

Assoalho

Sonho de consumo dos apreciadores de madeira, é um piso com tábuas corridas, que se assemelham à réguas, e podem apresentar diversos tipos de tamanhos, cores e modelos.

Taco e Parquet

Pisos de tacos continuam soberanos para quem aprecia um décor retrô e aconchegante aos ambientes. “Quem encontra um apartamento antigo para reformar nunca abre mão de renovar a vida útil dos taquinhos, que são lindos, com uma longa durabilidade e atemporais na decoração”, afirma Paula Passos.

Composto por pequenos pedaços de madeira colados um a um diretamente no contrapiso, o piso pode ser lixado e envernizado até três vezes ao longo da sua vida útil, sem sofrer nenhum desgaste.

Com um efeito visual muito próximo ao taco, o Parquet é comercializado como uma placa única e não oferece grande versatilidade de paginação.

Piso pronto

Para preservar e renovar os tacos de madeira já existentes no projeto, as arquitetas do escritório JMA Estúdio optaram por restaurar o piso, dando uma nova paginação para o apartamento. Foto: Daniel Lee.

Conhecidos também como pisos laminados, costumam ser bastante procurados pela relação custo x benefício que proporcionam ao projeto. Com preço acessível, apresenta rapidez na instalação e um vasto leque de tons de madeira.

Como escolher:

Para eleger o piso que mais combina, atente-se ao lugar em que o piso será aplicado, pois há diferença na resistência e brilho. “É bacana observar a cor da madeira. As mais escuras costumam ser mais duras e, por consequência mais resistentes para ambientes de grande circulação. Já as mais claras são ideais para espaços mais íntimos da residência e com fluxo menor”, aconselha as arquitetas Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça, da JMA Estúdio.

Já para áreas molhadas, como banheiro e espaços externos, o modelo mais indicado é o deck, que recebe tratamento especial para resistir ao contato com a água.

Projeto: Dantas & Passos Arquitetura. Foto: Maura Mello

Cuidados e manutenção:

Para que o seu piso de madeira tenha mais durabilidade é preciso tomar alguns cuidados na hora da limpeza. As arquitetas Danielle Dantas e Paula Passosrecomendam cuidado para não riscar o chão. Assim, a limpeza rotineira consiste-se no uso de uma vassoura de cerdas bem macias ou aspirador de pó, além de pano levemente umedecido. 

Comente sobre esta matéria ;)