Prof. Dr. Rene Abdalla estima que mais da metade das lesões ocorridas durante as atividades esportivas realizadas por crianças e adolescentes podem ser prevenidas se os pais tomarem os devidos cuidados
O período de férias exige atenção redobrada dos pais, principalmente nas atividades como bicicleta, corrida e jogos com bolas. É justamente nesse período que as atividades físicas se intensificam e as lesões podem ocorrer por meio de quedas, batidas, boladas, torções, entre outros.
“Geralmente as crianças menores de 10 anos se machucam em parquinhos. Conforme crescem e se fortalecem, os riscos de lesões também aumentam. Os adolescentes tendem a se lesionar por meio da prática de esportes, além das quedas de bicicleta”, explica o Prof. Dr. Rene Abdalla, diretor médico do Instituto do Joelho HCor.
Todos os esportes e exercícios físicos implicam riscos e a única solução é prevenir. Os pais são aliados importantes e precisam se informar das causas e maneiras de prevenção de lesões, para propiciar aos filhos a oportunidade de praticar esportes e se divertirem de maneira segura.
Prática esportiva e segurança
Dr. Rene estima que mais da metade das lesões que ocorrem durante as atividades esportivas, envolvendo crianças e adolescentes, pode ser prevenida. “A utilização de equipamentos corretos, como calçados apropriados, treinamento com técnica adequada, exercícios de alongamento muscular ou de flexibilidade, além de avaliação médica e multiprofissional estão entre as principais medidas preventivas”, esclarece o ortopedista.
A coordenação motora infantil, ainda em desenvolvimento, implica menor velocidade de reação física em comparação com a dos adultos. “As crianças são curiosas e cheias de energia, então, a melhor maneira de evitar sustos é a prevenção”, alerta Dr. Rene.
Dicas importantes
- Antes de iniciar qualquer atividade procure orientação médica.
- Avalie os níveis de dificuldade de cada esporte para ver se eles são compatíveis com a idade e o tamanho da criança.
- Equipamentos de segurança como capacetes, joelheiras e cotoveleiras são importantes em atividades como bicicleta, skate, patins e patinetes.
- A escolha do tipo e tamanho do tênis auxilia com o conforto nas atividades e diminui o risco de lesões.
- O futebol praticado em gramados exige o uso de chuteira, pois promove melhor aderência ao campo, evitando escorregões e quedas.
- Não se deve praticar qualquer tipo de esporte descalço ou com sandálias, para evitar lesões mais sérias nos pés.
- Roupas confortáveis também auxiliam com conforto e mobilidade.
- As crianças devem ter um tempo de intervalo entre as atividades e não devem continuar a jogar se estiverem machucadas.
- Todas as atividades devem ser supervisionadas por um adulto.
