Nova fonte interativa no Parque do Carmo

À beira de um grande lago de água calma, há uma fileira extensa de postes com painéis solares no topo, alinhados ao longo de um caminho arborizado. O parque é cercado por muitas árvores altas e densas, formando um cenário verde vibrante. O céu está parcialmente nublado, com nuvens brancas e volumosas. A margem do lago é gramada, com algumas pessoas sentadas ao fundo, aproveitando o ambiente tranquilo.

Prefeitura de São Paulo inaugura neste sábado (13) nova fonte interativa e transforma o Parque do Carmo em referência nacional

Nova atração na zona leste é a maior no país dentro de um parque municipal, com 200 jatos de água em uma área de 620 metros²


Foto: Daniel Reis

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), inaugura neste sábado (13) a maior fonte interativa instalada dentro de um parque no país, o “Acqua Sampa”. Com 200 jatos d’água, iluminação cênica em sete cores e ocupando uma área de 620 m², a atração é um novo marco de lazer e convivência no Parque do Carmo, na Zona Leste da capital.

Com um investimento de R$6 milhões, a fonte interativa foi projetada para oferecer uma experiência segura e divertida para crianças, jovens e adultos, reforçando a vocação do parque como um dos principais destinos de recreação da cidade. O Acqua Sampa funcionará todos os dias, com intervalos programados para manutenção da qualidade da água. Esses períodos de pausa garantem o processo adequado de filtragem e segurança para todos os usuários, permitindo que o equipamento opere com eficiência e dentro dos padrões recomendados de higiene.

“Mais do que uma atração, essa fonte simboliza a transformação completa que estamos promovendo no Parque do Carmo. Cada nova entrega reforça nosso compromisso em oferecer um espaço moderno, seguro e acolhedor para todos. Estamos investindo de forma robusta para que este parque continue sendo um dos grandes orgulhos de lazer e convívio da cidade”, afirma o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.

A inauguração integra um amplo conjunto de intervenções que estão modernizando o Parque do Carmo, totalizando R$ 94 milhões em investimentos. As obras, iniciadas em junho de 2025, incluem a revitalização do Viveiro Arthur Etzel, reformas estruturais, implantação de novos sanitários, ciclovias, quiosques, parquinho naturalizado, reservatórios, além de melhorias na iluminação, acessibilidade e segurança.

Entre as próximas entregas previstas para o Parque estão o novo Núcleo Esportivo e a unidade de Educação Ambiental. O espaço para as práticas esportivas contará com campo de futebol em grama natural, quadras poliesportivas, mini quadras de basquete, vestiários, arquibancadas e pista de cooper. Já a nova sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) abrange salas multiuso e administrativas para garantir o fortalecimento do ensino ambiental na zona leste. 

Comente sobre esta matéria ;)