1

Mais de 90% dos brasileiros ficariam tensos ao se perder em um lugar desconhecido

Pesquisa da Kaspersky Lab mostra o quão vulneráveis os usuários podem ficar sem terem como se comunicar

 Imagine que você está em outro país, perdido, e não consegue contatar alguém que possa ajudá-lo. Quando seu celular ou tablet quebra ou fica sem bateria, ou pior, quando a conexão falha, é o típico pesadelo que pode virar realidade. Segundo apesquisa da Kaspersky Lab, os dispositivos conectados são um item básico de férias. Os dados das entrevistas no Brasil mostram que 67% dependem deles para tirar fotos, outros 53% usam para descobrir como se vai de um lugar para outro ou, se necessário, pedir ajuda (40%). De fato, estamos tão dependentes de nossos dispositivos que 40% dos brasileiros não conseguem nem pensar em viajar sem eles.

Ainda de acordo com os dados da pesquisa da Kaspersky Lab, as pessoas contam que estarão conectadas durante as viagens e, se algo der errado com seus dispositivos ou com a conexão, elas ficam muito vulneráveis. E esse fenômeno é mais comum do que parece, a pesquisa mostrou que 15% dos viajantes tiveram problemas por não conseguir se conectar.

As histórias que constam na pesquisa mundial englobam pessoas que não conseguiram encontrar um lugar para ficar, não foram avisadas sobre uma mudança de voo ou acabaram com intoxicação alimentar porque não puderam procurar informações on-line sobre onde comer.

Um participante anônimo do estudo declarou que ficou perdido no deserto com seu smartphone desligado. Teria sido fácil administrar essa situação assustadora se ele tivesse uma conexão. Porém, sem poder usar o smartphone, acabou correndo perigo. Essa situação é um exemplo radical, mas a falta de conexão é uma possibilidade que preocupa muitas pessoas. Cerca de 91% dos brasileiros ficariam tensos ao se perder em um lugar desconhecido e quase metade (43%) temem que algo assim possa acontecer com eles.

Para Dmitry Aleshin, vice-presidente de marketing de produtos da Kaspersky Lab, os incidentes poderiam ter sido evitados se cuidássemos melhor de nossos dispositivos conectados. “O fato de contarmos com a Internet não é necessariamente ruim. Afinal de contas, ela nos ajuda a descobrir caminhos quando estamos viajando, além de encontrar os melhores lugares para comer, beber e ficar. Mas, a dependência dela é algo para se preocupar. Não podemos comprometer nossa segurança por perder a conectividade enquanto fazemos nossas atividades ou estamos em um local desconhecido.”

Uma solução de segurança capaz de se adaptar às diversas situações pode dar mais tranquilidade aos usuários e ajudá-los a não ter problemas quando estão longe de casa. O Kaspersky Security Cloud se adapta a cada usuário, ao seu ambiente, à conexão e ao dispositivo usado. Entre outros, seus recursos, ele inclui:

  • Antirroubo – evita que o usuário seja pego de surpresa se o dispositivo for roubado ou perdido em um lugar desconhecido. O recurso bloqueia e localiza o dispositivo perdido, ativa o alarme do aparelho e até tira um retrato da pessoa que o roubou;
  • Secure Connection – reforça a segurança e proteção, mesmo que o usuário fique on-line em uma região estranha e use uma rede Wi-Fi desconhecida. Os dados são transferidos através de um canal criptografado para garantir a segurança de dados pessoais;
  • Carga da Bateria – evita o pânico de descobrir que a bateria logo vai acabar exatamente no momento em que você percebe que não sabe onde está. O recurso Carga da Bateria informa quando a bateria fica com pouca carga e mostra quanto tempo você ainda tem, dando uma oportunidade de recarregá-la.

Comente sobre esta matéria ;)