1

Lavagem nasal pode prevenir doenças respiratórias infecciosas

Procedimento auxilia na remoção de micro-organismos como vírus, bactérias e fungos

O sistema respiratório é um dos mais importantes do corpo humano, pois é responsável pelas trocas gasosas do organismo. Ao mesmo tempo, trata-se de um dos aparelhos mais sensíveis, já que, constantemente está em contato com os diversos micro-organismos encontrados no ar, como vírus, bactérias e fungos. Então, mesmo com a ação do sistema imunológico, é comum que no decorrer da vida, as pessoas apresentem algumas doenças.

De acordo com a otorrinolaringologista do departamento médico científico da Grupo FQM, Dra. Adriana Leal Alves, é possível evitar diversos problemas respiratórios com a adoção de alguns cuidados diários. “Deve-se evitar lugares fechados, aglomerações e contato com quem estiver gripado. Vale também manter os ambientes bem ventilados e realizar lavagem nasal diária. E a principal consequência de não manter estes cuidados diários é desenvolver uma doença respiratória”, afirma.

Estudos realizados por Sandeep Ramalingam e colaboradores demonstram que a lavagem nasal pode auxiliar na prevenção de diversas infecções respiratórias, inclusive a Covid-19. Estudos in vitro, a respeito da doença, realizados no Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, indicam que o vírus pode sobreviver até três dias em determinadas superfícies.

 “A lavagem nasal, com solução salina isotônica ou hipertônica, é eficaz para controle sintomático e prevenção das infecções virais das vias aéreas. O ideal é realizá-la pelo menos duas vezes por dia”, orienta Dra. Alves.

Pensando em contribuir com mais informações sobre a saúde respiratória e qualidade de vida para a população, a Maresis, do Grupo FQM, inaugurou o Portal Respirar, site que conta com dicas exclusivas, inclusive nas redes sociais, e blog sobre o assunto. Dessa forma, a população brasileira tem, a sua disposição, um meio de consulta rápida e segura sobre o sistema respiratório, as diversas doenças que o cercam e os principais cuidados.

A marca firmou uma parceria com a ONG eureciclo que, desde 2016, realiza um trabalho de sustentabilidade junto a algumas empresas brasileiras. Dessa forma, a FQM contribui mensalmente para a reciclagem de um volume de material equivalente a 100% da massa de resíduos, utilizada nas embalagens de Maresis. O valor é destinado aos operadores de coleta, que têm papel fundamental nesse processo. No Portal Respirar, é possível acompanhar o Reciclômetro, indicador que atualiza mensalmente o volume de material reaproveitado.

Para saber mais a respeito das propriedades, indicações e modo de uso do Maresis, acesse o Minuto Saudável, por meio do link.

Comente sobre esta matéria ;)