Inverno x Dores na coluna: 5 dúvidas comuns dos pacientes

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As baixas temperaturas agravam problemas crônicos na coluna e aumentam a intensidade de dores lombares e nos músculos  

 No inverno naturalmente nós ficamos mais contraídos para sentir menos frio. Com isso, assumimos uma postura de contração dos músculos dos braços, aumentamos a curvatura fisiológica da coluna dorsal (corcunda) e anteriorizamos a coluna para conseguir, desta maneira, segurar o calor do corpo.    

O Frio provoca uma natural contração muscular, deixa músculos e articulações mais rígidas e facilita as inflamações dos nervos. O resultado é uma piora do quadro geral dos pacientes que têm um histórico de problemas ortopédicos crônicos. São comuns o agravamento de artrites, artroses, dores articulares e um aumento na frequência das lombalgias, dores na parte inferior das costas.

“No caso da lombalgia, ela ocorre porque o frio provoca a a contração muscular e possibilita a neurite que é a inflamação dos nervos”, afirma o ortopedista, Maurício Marteletto, especialista em dor de coluna.   Dr. Maurício esclarece algumas dúvidas frequentes dos pacientes nesse período do ano e ensina dicas importantes para enfrentar o problema nos dias frios:  


 1- Os inchaços que ocorrem em partes do corpo, como as articulações, são um sinal de um problema ortopédico?  Nem sempre, são mais significativos de problemas reumatológicos, sendo importante a avaliação destes profissionais. Vai depender da causa. Uma medida simples é fazer a posição de “Trendelemburg” que consiste em elevar as pernas em extensão para que a força da gravidade auxilie o retorno deste líquido acumulado, se houver um componente vascular, meias elásticas são indicadas a depender da intensidade e frequência deste inchaço.   

2- Tomar banho quente e sair de casa em seguida pode causar que tipo de problema ortopédico?  Nenhum.   

3- Quando está frio temos uma tendência de diminuir o esforço físico e a ficar parado muito tempo numa posição, isso pode causar que tipo de problema?  Uma contratura muscular e articular de maior intensidade gerando um círculo vicioso onde o imobilismo gera dor que gera mais imobilismo e dor e imobilismo.  

 4- Que cuidados práticos podemos tomar mesmo diminuindo a carga de exercícios?  Respeitar seu limite de dor e de capacidade do organismo. Sempre fazer um bom aquecimento antes e após qualquer atividade física. Não se esquecer de procurar ajuda de profissional médico para um bom diagnóstico para obter um resultado melhor.     

 5- É certo usar compressas quentes ou frias para tratar a dor nas articulações? Sim especialmente se houver um inchaço (edema) associado, indicamos este tipo de “banho de contraste ” , ou seja, três minutos de calor, mais um minuto de frio, e um minuto alternado até completar trinta minutos. Desta maneira, conseguimos ativar a circulação, através da vasodilatação e vasoconstrição e, consequentemente, diminuir a dor e edema. De uma maneira geral o procedimento a ser adotado é o seguinte: -Nas dores agudas com edema, orientamos o frio ou contraste -Nas dores crônicas, acima de três meses de duração, sem edema, calor -E se houver inchaço, compressa fria.  Em todos os casos o tempo de tratamento é de vinte a trinta minutos.        

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