1

Hyundai e Crea-SP lançam desafio que premia estudantes

Hyundai e Crea-SP lançam desafio que premia estudantes com estágio de verão

·         Alunos de todo o Estado de São Paulo terão a chance de propor soluções em três eixos temáticos; inscrições vão até 11 de outubro 

A Hyundai Motor Brasil e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) estão em busca de novos talentos da área tecnológica. O Desafio Hyundai/Crea-SP vai selecionar, entre estudantes dos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências, ideias inovadoras para três eixos temáticos: ESG, Indústria 4.0 e Carros Conectados. O programa, que deve eleger as melhores propostas para um estágio de verão, está com inscrições gratuitas e abertas até 11 de outubro.

“Sabemos que iniciar uma carreira é um desafio muito grande para quem ainda está na universidade, por isso que iniciativas como esta, com a Hyundai, que abre suas portas para futuros profissionais, são tão importantes. O Conselho é um meio de entrada e contato com o mercado de trabalho, promovendo, desta forma, a integração entre academia e indústria”, explica o vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, engenheiro Mamede Abou Dehn Jr. 

As temáticas inserem os estudantes nos ecossistemas das principais tendências, tratando de mudanças climáticas, eficiência energética, diversidade e inclusão, responsabilidade social, ética e compliance no eixo ESG; revolução industrial com inteligência artificial, internet das coisas e tecnologia e comunicação da informação no eixo de indústria 4.0; e inteligência de máquinas para disponibilização de alertas, assistência, rastreamento, diagnósticos e mais comodidade e segurança dos usuários em carros conectados.

“A formação em Engenharia é fundamental para a retenção e o desenvolvimento das tecnologias de ponta no Brasil. A Hyundai entende que é papel da indústria contribuir para estimular o interesse de mais e mais jovens pelos diversos ramos da Engenharia. E sabemos que essa mão de obra altamente qualificada é muito valorizada e necessária hoje e sempre, se queremos seguir frente aos desafios do futuro, como a mobilidade mais limpa e sustentável. É para isso que os temas Indústria 4.0, ESG e Carros Conectados foram pensados”, comenta Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai para as Américas Central e do Sul.

Os candidatos devem trilhar uma jornada de desenvolvimento que vai selecionar 20 finalistas para a etapa de apresentação de propostas. Nesta fase, eles terão que convencer a banca julgadora do potencial de seus projetos. Os quatro melhores colocados vão para o estágio de seis semanas, passando por experiências na fábrica da montadora em Piracicaba e na sede da Hyundai em São Paulo, com bolsa de estágio, transporte, hospedagem e alimentação custeados pela empresa. Na última semana, os estagiários terão ainda uma apresentação final no Crea-SP, também na capital paulista.

O Desafio Hyundai/Crea-SP está em linha com a visão mundial da empresa sul-coreana de ‘Progresso para a Humanidade’, segundo a qual o progresso só tem sentido quando está conectado profundamente com as pessoas. Para tanto, a Hyundai está se transformando de um fabricante de veículos em um fornecedor de soluções de mobilidade inteligente. Para acelerar esse processo, a marca vem investindo em tecnologias inovadoras que vão mudar a forma como interagimos com a mobilidade e vão contribuir para elevar a qualidade de vida no planeta. Alguns exemplos são a aquisição da fabricante global de robôs Boston Dynamics e a criação de áreas de pesquisa e desenvolvimento voltadas para a Mobilidade Aérea Avançada (AAM). A Hyundai também assumiu o compromisso público de atingir a neutralidade de carbono até 2045 e sua fábrica em Piracicaba já foi certificada internacionalmente como ‘Lixo Zero’.

Para se inscrever, é preciso ter 18 anos ou mais, estar regularmente matriculado em um curso de graduação em instituição de ensino cadastrada no Crea-SP e apresentar uma solução para o desafio no tema escolhido. Cada estudante poderá se inscrever com, no máximo, uma ideia por tema. A proposta deve ser enviada em formato de documento de até duas folhas, salvo como PDF. Os demais documentos requeridos estão listados no regulamento publicado em www.crealab.com.br/desafios. As inscrições devem ser feitas por formulário on-line, disponível aqui.

Comente sobre esta matéria ;)