Frutas da época: receitas deliciosas feitas com abacaxi

Cidade

Novembro é o mês que uma das frutas mais saborosas está em alta: o abacaxi, uma fruta rica em nutrientes e que garante um gosto adocicado muito apreciado em sobremesas, bebidas ou, até mesmo, em compotas.

Além disso, como é um ingrediente da época, é possível aproveitar o melhor que ele oferece – sabor, textura e cor, além de pagar mais barato. Confira algumas opções para incluir a fruta da época no seu cardápio.

O Bolo de Abacaxi é a receita ideal de preparar para um café da tarde de reunião de família. Fácil de preparar e ideal para acompanhar uma xícara do cafezinho preferido, o bolo rende até dezesseis porções.

INGREDIENTES

Cobertura:

1 xícara (chá) de açúcar

7 rodelas de abacaxi

Bolo:

3 ovos

1 xícara (chá) de óleo

1 e meia xícara (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Cobertura:

Em uma panela derreta o açúcar até formar um caramelo claro (não deve ficar escuro para não amargar a calda). Coloque meia xícara (chá) de água fervente e deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e formar um caramelo. Unte uma forma redonda (26 cm de diâmetro) com manteiga e despeje o caramelo. Disponha as rodelas de abacaxi e reserve.

Bolo:

Em um recipiente, misture os ovos e o óleo. Acrescente o açúcar e a farinha de trigo e mexa até obter uma mistura homogênea. Adicione o fermento em pó e misture. Despeje a mistura, com cuidado, sobre forma reservada e leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até dourar. Espere amornar, desenforme e sirva.

Para quem prefere uma sobremesa diferente, fácil de preparar e muito saborosa a opção ideal é o Abacaxi Grelhado com Doce de Leite Light.

Receitas Nestlé/Iara Venanzi

http://www.receitasnestle.com.br/receitas/abacaxi-grelhado-com-doce-de-leite-light

INGREDIENTES

Doce de Leite:

1 lata de Leite MOÇA Light

raspas da casca de 1 laranja

Abacaxi:

1 colher (chá) de canela em pó

meia colher (sopa) de açúcar mascavo

1 abacaxi inteiro, sem casca

MODO DE PREPARO

Doce de Leite:

Retire o rótulo e o excesso de cola da lata de Leite MOÇA Light, coloque-a fechada em uma panela de pressão e adicione água suficiente para cobri-la. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 15 minutos (contados após início da fervura). Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar antes de abri-la. Transfira o conteúdo para um recipiente, acrescente as raspas de laranja e misture para ficar homogêneo. Reserve.

Abacaxi:

Polvilhe a canela e o açúcar sobre o abacaxi e coloque-o em um espeto. Ponha na churrasqueira, longe da chama, para que possa amolecer e dourar levemente, por cerca de 10 minutos. Retire do fogo, fatie e sirva ainda quente com o doce de leite reservado.

DICA:

– Se desejar, grelhe o abacaxi em uma frigideira por cerca de 10 minutos, virando a cada 2 minutos para grelhar todos os lados.

O Lombo dourado com abacaxi é um prato saboroso que rende até oito porções. Essa é uma opção tentadora para os almoços de domingo.

Receitas Nestlé/Marcelo Resende

http://www.receitasnestle.com.br/receitas/lombo-dourado-com-abacaxi

INGREDIENTES

2 quilos de lombo de porco

3 colheres (sopa) de MAGGI Gril

2 xícaras (chá) de vinho branco seco

suco de 2 limões

1 xícara (chá) de açúcar

1 abacaxi em rodelas

250 g de mini cebolas

MODO DE PREPARO

Com a ponta de uma faca, faça pequenos furos na superfície da carne.

Tempere o lombo com o MAGGI Grill, coloque-o em uma assadeira grande e junte o vinho branco e o suco de limão.

Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por cerca de 2 horas, regando-o com o caldo a cada 30 minutos.

Leve o lombo para assar coberto com papel-alumínio, em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 1 hora, regando-o com o caldo de vez em quando.

Retire o papel-alumínio e volte ao forno por cerca de 1 hora ou até que esteja dourado, regando na metade do tempo.

Em uma frigideira grande, aqueça o açúcar até caramelizar. Junte o abacaxi e a cebola e cozinhe por 5 minutos ou até ficar dourado.

Sirva com o lombo.

A Tacinha de Abacaxi e Coco traz uma combinação de sabores inusitada e muito saborosa. Pronta em dez minutos, ela é muito fácil de fazer e garante uma deliciosa sobremesa.

Receitas Nestlé/Sheila Oliveira

http://www.receitasnestle.com.br/receitas/tacinhas-de-abacaxi-e-coco

INGREDIENTES

1 lata de abacaxi em calda picado

meio pacote de Biscoito TOSTINES Maisena

1 lata de MOÇA Beijinho

meia xícara (chá) de leite

MODO DE PREPARO

Distribua o abacaxi picado em tacinhas e coloque uma camada de Biscoitos. Em um refratário, misture bem o MOÇA Docinho Beijinho com o leite até ficar homogêneo. Despeje sobre os Biscoitos e leve à geladeira até o momento de servir.

Faz Bem Saber:

O abacaxi é um fruto muito cultivado em regiões tropicais e subtropicais. Pode ser consumido como suco, em sobremesas ou in natura.

Comente sobre esta matéria ;)