1

Fraude com a Vivo. Tome cuidado

Recentemente li na mídia como o Tecnoblog e no iG Tecnologia que os clientes Vivo estão sofrendo fraude de contratação de linhas sem consentimento do titular.

Sou cliente Vivo e em fevereiro/22 começamos a receber ligações do número 4062-5389 querendo confirmar a instalação de Vivo Fibra em um endereço x que desconhecia. Desconfiando de um golpe, desliguei “na cara”. Mas mesmo assim ainda ligaram 2x.

Depois começamos a receber diversos SMS com protocolos de atendimento, sendo que não acessamos nenhum canal da Vivo.

Recebi também um email de solicitação de alteração de senha para controle parental no Vivo Play. A qual eu nem mexo nesse app. Estranhei o email, baixei o app e acessando o item de dispositivos conectados, encontrei um Motorola, sendo que só tenho iPhone. Fiz a revogação de acesso de todos os aparelhos conectados no Vivo Play e mudei minha senha por segurança.

No dia 15/02 minha esposa informou que estava recebendo diversos SMS com o código de confirmação para envio de internet compartilhado. Logo em seguida abro meu e-mail e tem uma solicitação de mudança do plano controle para o pós selfie Netflix, onde não fiz o pedido. Imediatamente liguei na central pelo *8486 e fui atendido pelo Henrique, a qual ele foi super solícito, entendeu meu caso e fez pesquisas no sistema para verificação. Ele fez a reversão do plano pós (não solicitado) para o controle (que era o que possuía) e me deu 7Gb de bônus.

Por volta da meia noite, tentei acessar o app Meu Vivo para verificar se o plano já havia voltado para controle, mas não conseguia pois o app informava para voltar mais tarde. Estou sofrendo fraude e o app não colabora também.

No dia seguinte, tomo o maior susto quando acordo e vejo um monte de sms com protocolo de atendimento após à 1 da manhã. Estava dormindo e sendo fraudado. O Diego que me atendeu agora não foi tão solicito e ainda disse que eu que tinha feito a mudança. Poxa, estava dormindo! Como segurança, mudei novamente a senha do Meu Vivo.

No dia 16/02 recebo mais um e-mail às 17:50 informando que contratei um plano vivo controle 8gb para o número (11) 914288630, a não realizei.

E em seguida outra contratação não realizada de outro plano controle 8Gb para a linha (11) 914008092.

Abri um protocolo na Anatel, Consumidor.gov e no Procon para me resguardar caso haja alguma cobrança futura.

Mas qual a resposta da Vivo?

“Afirmamos que até o momento não encontramos indícios de que houve um vazamento de dados
pela Vivo. Para o bloqueio de oferta de produtos e serviços por meio de contato telefônico, recomendamos que seja feito o cadastro no site Não me Perturbe, de forma fácil e gratuita, disponível em
https://www.naomeperturbe.com.br/. A listagem do Não Me Perturbe, conforme determina seu
Código de Conduta é aplicável às atividades de telemarketing ativo, para Consumidores pessoas
físicas, por meio de ligações telefônicas para a oferta e comercialização de produtos e serviços das
Prestadoras de Telecomunicações.”

Ou seja, nem se deram o trabalho de ler e analisar minha linha

Hoje (16/03) minha esposa começou a receber novamente sms de atendimento. Achei estranho e quando fui olhar no Meu Vivo, surpresa, uma nova linha (92) 00125-7164 apareceu sendo contratada. E fora que alteraram meu email e telefone de contato do meu cadastro.

É Vivo, tá difícil viu!!!

Já abri um novo protocolo na Anatel, Consumidor.gov e Procon.. vamos ver agora no que vai dar

Comente sobre esta matéria ;)