Festival do Café chega a São Paulo em sua 10ª edição
Evento será realizado nos dias 09 e 10 de novembro, na Pinacoteca
Acelera o metabolismo, dá disposição, fortalece o coração e protege contra várias doenças. O café tem inúmeros benefícios reconhecidos, além de ser considerado um convite à interação social. Unindo as principais características da bebida ao histórico de tradição cafeeira de São Paulo, o Festival do Café comemora seu primeiro ano e sua 10ª edição na Pinacoteca de São Paulo, nos dias 09 e 10 de novembro. O evento tem como proposta trazer diversas experiências relacionadas a cafés especiais a apreciadores e profissionais do setor e espera reunir cerca de 20 mil pessoas em dois dias de evento.
Realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro, em outubro de 2018, o Festival do Café já reuniu mais de 150 mil pessoas, em nove edições realizadas, nas cidades de Petrópolis, Rio de Janeiro e Niterói, todas em solo carioca. Idealizado por Luiz Villela, Leonardo Lanzetta e Carla Borges, três apaixonados por café, o festival surgiu com a proposta de trazer diversas óticas do universo dos cafés especiais ao público que gosta da bebida (coffee lovers) e aos que vivem profissionalmente a partir da bebida ou dos grãos (coffee makers).
“Nosso objetivo é realizar uma curadoria focada em promover dois dias de experiências deliciosas e interativas para pessoas que amam cafés especiais, aqueles com grãos selecionados, com mais sabor, nutrientes e história, preparado para ser degustado à perfeição. Queremos levar conteúdo e cultura sobre a bebida, promovendo dias de experiências em todas as esferas sensoriais e que aumentem a conexão dos participantes com o universo dos cafés especiais. O café é plural e abundante e nossa intenção é promover uma redescoberta pelos apreciadores”, explica Leonardo Lanzetta.
O evento reunirá, em áreas distintas e complementares, oficinas com temáticas voltadas ao café, como diferentes modos de preparo, e workshops com baristas, além de espaço para torrefadores e produtores de café especial. As melhores cafeterias da cidade também estarão representadas no evento, assim como os equipamentos mais utilizados para a preparação da bebida, como prensa francesa, filtros variados, moedores, aeropress, harios, entre outros. Um outro espaço dará destaque à gastronomia harmonizada, com praça de alimentação, em que algumas opções de pratos artesanais, como chocolates e bolos, serão apresentados junto das melhores combinações com café.
“Nós brasileiros temos memória afetiva com o café. Ele faz parte de nossa história. A ideia é que as pessoas possam reunir a família ou os amigos para passar um dia imerso nesta atmosfera, com conteúdos variados e experiências deliciosas junto aos cafés especiais”, diz Lanzetta.
Entre as curiosidades da edição, estão joias e cosméticos feitos à base de café, como sabonetes e cremes, doces gourmet feitos a partir do grão, velas e pinturas produzidas a partir da borra. Também serão apresentados drinks conhecidos do público em releitura à base de café, como cervejas e caipirinhas.
“São Paulo é um dos maiores polos gastronômicos do mundo e reúne pessoas dispostas a se aprofundarem em diversos temas, buscando aperfeiçoamento. Além disso, temos toda a história da cidade relacionada à cultura do café, que norteou muitos dos caminhos que São Paulo trilhou. Trazer esse evento para a cidade e ainda mais para a Pinacoteca, que tem tudo a ver o foco de cultura, arte e modernidade do evento, com certeza resultará em um evento rico e inesquecível”, finaliza Lanzetta.
Serviço:
Festival do Café – 10ª edição
9 e 10 de novembro de 2019, sábado e domingo, das 10h às 18h
Pinacoteca de São Paulo – Edifício Pina Luz
Estacionamento
Praça da Luz 2, São Paulo, SP
(11) 3324-1000
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre
Acesso para cadeirantes