1

Férias: praias exigem cuidados específicos com a saúde íntima das mulheres

Férias: praias exigem cuidados específicos com a saúde íntima das mulheres, afirma especialista  

As férias e o verão são sinônimos de diversão, biquíni e muito sol. No entanto, por ser a estação mais quente do ano e a que as mulheres ficam mais expostas, é necessário também ter muito cuidado com a saúde íntima feminina.

De acordo com especialistas, usar roupas muito justas e ficar com biquíni molhado por muito tempo podem causar irritações e até infecções. 

Para garantir um verão tranquilo e sem surpresas desagradáveis, a ginecologista Lilian Sério explica que é preciso ter atenção para não ficar por muito tempo fora da água com o biquíni ou o maiô molhado. “O problema é a famigerada umidade exagerada na vagina que, aliada ao abafamento provocado pelos tecidos sintéticos da moda praia, permite a criação de um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e fungos causadores de infecções.

A vagina já é úmida e quente, então o uso da roupa de banho molhada por longos períodos favorece uma espécie de umidade vaginal permitindo corrimento com mais intensidade e frequência maior”, disse. 

Outra questão que pode dar problemas é o contato com a areia. Depois de sair do mar, principalmente, é possível sentir alguns grãos na calcinha. “A recomendação nesse caso é tomar banho com água corrente e usar sabonete com pH neutro. No entanto, a mulher não deve higienizar com sabonete a parte interna da vagina, pois isso pode acarretar em vulvite”, disse Lilian Sério. Após o banho de piscina ou de praia, o ideal a mulher coloque uma calcinha de algodão e roupas leves (que não apertam) ou aqueçam a região vaginal. “Passar longos períodos com calças ou shorts apertados ou biquínis justos demais tende a “abafar” a região pélvica, deixando-a úmida e com retenção de calor. Opte por peças como saias e vestidos, que ajudam a respiração da região íntima, assim como calcinhas de algodão”, exemplifica a especialista.

Outra questão que pode dar problemas é o contato com a areia. Depois de sair do mar, principalmente, é possível sentir alguns grãos na calcinha. “A recomendação nesse caso é tomar banho com água corrente e usar sabonete com pH neutro. No entanto, a mulher não deve higienizar com sabonete a parte interna da vagina, pois isso pode acarretar em vulvite”, disse Lilian Sério. 

Após o banho de piscina ou de praia, o ideal a mulher coloque uma calcinha de algodão e roupas leves (que não apertam) ou aqueçam a região vaginal. “Passar longos períodos com calças ou shorts apertados ou biquínis justos demais tende a “abafar” a região pélvica, deixando-a úmida e com retenção de calor. Opte por peças como saias e vestidos, que ajudam a respiração da região íntima, assim como calcinhas de algodão”, exemplifica a especialista.

Comente sobre esta matéria ;)