1

Dicas para deixar o pão caseiro ainda mais nutritivo

A preparação conquista cada vez mais adeptos e pode ser uma excelente alternativa

Nos últimos meses, o estereótipo de que o preparo das refeições é algo complicado e difícil, foi sendo deixado de lado. O ato de cozinhar o próprio alimento, além de mais recorrente ao longo da pandemia, passou a ser cada vez mais associado à bons momentos. Além disso, as preparações caseiras são uma oportunidade de deixar a alimentação o mais próximo do natural possível, com mais ingredientes in natura e minimamente processados.

A nutricionista e consultora da Vitao Alimentos, Karla Maciel, comenta que uma das preparações mais feitas e consumidas nos últimos meses foram os pães caseiros. “Este hábito pode ser uma excelente, e muito saborosa, alternativa. Isso porque o pão perde sua característica de ‘ultraprocessado’, tornando-o mais natural e claro, saudável. Fora que o pão é uma ‘comfort food’, ou seja, uma comida afetiva, aquela preparação que proporciona conforto, afeto e é uma excelente forma de trazer boas memórias”, destaca.

Veja algumas dicas que a nutricionista separou para deixar o pão caseiro ainda mais nutritivo:

Utilize farinhas diferentes e integrais – uma das formas de adicionar nutrientes à sua receita de pão é prepará-los com farinhas ricas em fibras e vitaminas do complexo B, que deixam o seu pão com menor índice glicêmico, ou seja, não proporciona picos de açúcar no sangue, pontua a nutricionista. As opões indicadas por ela são: Farinha de Trigo Sarraceno Integral, Farinha de Trigo Integral, Farinha de Centeio, Farinha de Aveia, Farinha de Sorgo e Farinha de Linhaça (Dourada e Marrom);

Escolha mix prontos para pães de qualidade – se você não quer se arriscar a preparar alguma receita, pode começar a fazer seus pães caseiros com um mix de farinhas já prontos, esclarece Karla. “Eles vêm na proporção ideal e você terá apenas que adicionar alguns ingredientes que estão descritos na própria embalagem. A Vitao possui em sua linha de produtos três opções de Mix para Pão muito práticos, saudáveis e deliciosos. Além disso, eles são sem glúten, podendo ser consumidos por celíacos e intolerantes ao glúten”, destaca.

Adicione sementes e grãos – a nutricionista explica que uma outra forma de melhorar a qualidade nutricional dos pães caseiros é adicionar na massa ou polvilhar na forma untada, antes de assar, grãos e sementes. “Indico a Semente de Gergelim, Semente de Linhaça Dourada e Marrom, Mix de Sementes e Grãos, Semente de Girassol Salgada e Chia em Grãos, todos da Vitao. Estes alimentos irão agregar nutrientes como fibras, proteínas, gorduras mono e poli-insaturadas (aquelas que fazem bem à saúde do coração), vitamina E, vitaminas do complexo B, zinco e entre outros”, comenta.

Confira uma receita para já colocar em prática as dicas da Karla, e deixar aflorar o chefe de cozinha que existe em você:

Pão Vitao com Sementes e Grãos


Ingredientes
1 colher (sopa) de fermento biológico para pão
3 colheres (sopa) de óleo de girassol
250ml de água
1 embalagem de Mix para Pão Sem Glúten Vitao
2 colheres (sopa) de Fécula de Mandioca Vitao (para untar a forma)
4 colheres (sopa) do Mix Sementes e Grãos Vitao

Modo de Preparo
Unte a forma com óleo vegetal e a Fécula de Mandioca. Em uma tigela coloque o Mix para Pão, 2 colheres (sopa) do Mix Sementes e Grãos, o fermento, o óleo e a água. Bata na batedeira em velocidade alta até formar uma massa lisa e despeje sobre a forma untada. Deixe descansar, espere até que atinja a altura da forma. Salpique as colheres restantes do Mix de Sementes e Grãos por cima da massa. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 45 minutos.

Comente sobre esta matéria ;)