1

Dê férias para as lentes de contato

Aproveite os dias de descanso para deixá-las um pouco de lado e favorecer a saúde dos seus olhos

 

As lentes de contato são imprescindíveis para algumas pessoas enxergarem e terem uma boa qualidade de vida. No entanto, seu uso contínuo e muitas vezes errado pode acarretar problemas e danos à visão. Por isso, aproveitando o período de férias, os dias longe do escritório e quando, normalmente, as pessoas relaxam mais com os cuidados com a lente, a recomendação da oftalmologista, Cláudia Benetti, é dar folga uma para elas e lançar mão do bom e velho óculos.

 

“As lentes de contato tem uma porosidade que permite o respiro dos olhos, mas se o paciente não respeita o tempo de descarte, podem acontecer complicações. Existem lentes que podem ser usadas por 30 dias sem tirar dos olhos, segundo o fabricante, no entanto, só a presença física das lentes pode favorecer alguma reação inflamatória ou dificuldade da lubrificação na região”, explica Cláudia

 

A oftalmologista ressalta ainda que o mau uso das lentes pode causar infecções, quadros alérgicos arrastados e, em alguns casos, ulcerações na córnea, que podem deixar cicatrizes a longo prazo. “As lentes de contato podem ser uma doença em potencial se o seu uso e higiene não forem adequados e se seu tempo de descarte não for respeitado”.

 

A discrição das lentes e a sua possiblidade de uso frequente é uma comodidade e tanto, mas é importante, mesmo no corre-corre, ficar atento ao tempo delas nos olhos e respeitar a orientação de permanência, de acordo com cada tipo e cada fabricante. 

 

Cuidados com o uso da lente:

 

–      limpe bem as mãos antes de manuseá-las;

–      não use produtos inadequados para o armazenamento;

–      respeite o tempo de descarte de cada tipo de lente;

–      sempre que tiver dúvidas, procure um oftalmologista. 

Comente sobre esta matéria ;)