1

Conheça a durabilidade dos queijos e aproveite ao máximo o potencial do alimento

Prepare pratos saborosos, equilibrados e nutritivos com queijos que podem ser conservados por mais tempo

Os queijos, além de deliciosos, são itens muito delicados. Por isso, é fundamental consumi-los durante seu prazo de validade e respeitando o tempo máximo após a abertura da embalagem. Cada queijo possui um determinado “tempo de vida” e características próprias, então, a Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, explica os diferenciais de cada um.

O Queijo Minas Padrão tem duração de 150 dias, já o creme de Minas Frescal, por exemplo, dura até 95 dias. O Requeijão Cremoso, usado como acompanhamento ou mesmo como ingrediente para compor diversas receitas, se mantêm em bom estado por 90 dias. O Queijo Prato, para lanche, tem período de vida de 180 dias. Já a duração da Mussarela, também muito comum, é de 180 dias. O Creme de Ricota, que muitos acreditam durar poucas semanas, pode ser conservado por até 70 dias.

Agora que você já conhece o tempo de vida dos queijos, que tal aproveitar os ingredientes que estão na despensa e na geladeira e preparar receitas práticas? O Pastel de forno no palito pode ser servido como um lanche da tarde. Já a Lasanha aos quatro queijos é ideal para compor a mesa na hora do almoço.

Pastel de Forno no Palito

Ingredientes

Recheio:

½ cebola descascada e picada em cubos pequenos
1 colher (sopa) de azeite
200 g de carne moída
2 xícaras (chá) de folhas de espinafre picadas
1 xícara (chá) de milho (congelado ou in natura cozido)        
1 pote de Creme de Queijo Minas Frescal Tirolez
1 colher (café) de sal
Salsinha picada a gosto

Massa:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de água morna
2 colheres (sopa) de azeite (mais um pouco para untar a assadeira)
Plástico-filme
14 palitos de sorvete
1 gema (para pincelar)

Modo de Preparo

Recheio:

– Em uma panela, doure a cebola no azeite, acrescente a carne e refogue;

– Quando a carne estiver cozida, junte o espinafre, o milho e refogue; desligue o fogo e acrescente o Creme de Queijo Minas Frescal Tirolez e misture; tempere com o sal e a salsinha e reserve o recheio.

Massa:

– Em um recipiente, misture as farinhas e o sal; acrescente a água e o azeite e misture tudo; sove (amasse) com as mãos até que a massa fique lisa e homogênea;

– Enrole a massa com plástico-filme e deixe descansar por 10-15 minutos;

– Abra a massa com ajuda de um rolo (espessura fina) e corte-a em círculos com ajuda da boca de uma xícara, copo ou aro metálico (aproximadamente 10 cm de diâmetro).

Montagem:

– Sobre um círculo de massa, coloque um palito de sorvete e um pouco do recheio (1 colher de sopa); cubra com outro círculo de massa e feche o pastel apertando as bordas com ajuda de um garfo. Repita o procedimento com o restante dos ingredientes;

– Disponha os pastéis em uma assadeira untada com azeite, pincele os “pirulitos” com gema e leve para assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos. Sirva em seguida.

Lasanha aos Quatro Queijos

Ingredientes:
Molho de gorgonzola:
8 colheres (sopa) de Manteiga Tirolez sem Sal
8 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de leite
1 cebola pequena
2 folhas de louro
2 cravos
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de pimenta-do-reino
Sal
150 g de Gorgonzola Tirolez

Montagem: 

500 g de massa de lasanha fresca e pré-cozida
600 g de Mussarela Tirolez ralada
1 sachê de Requeijão Cremoso Tirolez (250 g)
100 g de Parmesão Tirolez ralado

Modo de preparo:

– Comece pelo molho de gorgonzola: coloque a manteiga Tirolez em uma panela e deixe derreter em fogo baixo. Acrescente a farinha e deixe tostar, mexendo sempre, até que comece a exalar aroma de castanhas (cerca de 2 minutos). Adicione o leite aos poucos, mexendo vigorosamente para não formar grumos.

– Para aromatizar o leite, corte a cebola ao meio e, em uma das metades, espete uma folha de louro com um cravo, para que fique presa. Coloque as metades de cebola no molho e deixe-o cozinhar, ainda em fogo baixo, mexendo sempre, até que comece a engrossar (cerca de 15 minutos). Tempere com a noz-moscada, a pimenta-do-reino e o sal e retire as metades de cebola. Amasse o gorgonzola Tirolez com um garfo e junte-o ao molho ainda quente, mexendo até que derreta completamente.

– Monte a lasanha: escolha um refratário grande e fundo (22 x 36 cm e 8 cm de altura). Espalhe uma camada fina de molho de gorgonzola no fundo do refratário. Distribua (sem sobrepor) as lâminas de massa para lasanha, formando uma camada. Não há problema se ficar algum espaço entre elas. Adicione outra camada de molho e distribua 1/3 do queijo mussarela Tirolez, formando uma camada uniforme. Continue alternando as camadas de massa, molho de gorgonzola e mussarela. Finalize espalhando um pouco do molho e acrescente o requeijão cremoso Tirolez em pingos, apertando diretamente do sachê. Distribua dessa forma por toda a superfície. Cubra com o molho de gorgonzola restante e polvilhe o parmesão Tirolez.

Leve ao forno médio (180 °C) preaquecido e asse por cerca de 40 minutos ou até que a lasanha esteja gratinada na superfície.

Comente sobre esta matéria ;)