Como o estresse impacta o seu ciclo menstrual
Saiba como o estresse impacta o seu ciclo menstrual
Exposição ao estresse contínuo pode desencadear irregularidades no ciclo, além de intensificar sintomas
Durante as fases de um ciclo menstrual, o corpo passa por diversas alterações físicas antes, durante e após a menstruação. Cada fase do ciclo pode apresentar diferentes sintomas, sendo os mais comuns as cólicas, enxaquecas, cansaço, inchaço nas mamas, alterações no sono e apetite, entre outros.
No entanto, sabemos que a rotina não para e há muitos pratos para equilibrar por aí. Assim, fatores externos à rotina, como o estresse, podem afetar o estado emocional da mulher e, como consequência, também influenciar ciclo menstrual.
O estresse prolongado, também conhecido como estresse crônico, é caracterizado por um longo período de tensão, que pode desencadear o desenvolvimento de outras doenças¹. Diante de um ciclo menstrual, o estresse crônico pode alterar os níveis hormonais, tornando o ciclo menstrual irregular. Isso ocorre porque o corpo, diante do trauma ou eventos estressantes, reage com respostas neuroendocrinológicas².
“Em casos mais graves, o estresse pode causar irregularidades num ciclo no geral, como atraso ou aumento da duração da menstruação, cólicas mais fortes, maior irritabilidade e, mais raramente, causar até mesmo infertilidade.”, comenta Dr. Márcio de Queiroz Elias, CRM. 82558 Ginecologista.
“É importante estar atenta à rotina e à exposição frequente ao estresse como nos ambientes de estudo, de trabalho e até mesmo em casa. Buscar a causa do estresse e um acompanhamento médico diante de alterações no ciclo pode evitar um problema maior.”, complementa o médico.
Pensando em explicar essa e outras informações sobre o ciclo menstrual, Buscofem, marca atenta ao universo feminino³, preparou um conteúdo exclusivo em formato e-book com informações e orientações práticas sobre o ciclo menstrual e o corpo da mulher. O material está disponível no site de Buscofem, em www.buscofem.com.br e no Instagram, em @buscofembrasil.
Além disso, ao longo do mês de março, o perfil de Buscofem no Instagram funcionou como um espaço aberto para discussões sobre temas que permeiam o universo feminino, como saúde e prevenção sexual e, claro, ciclo menstrual. Esses conteúdos foram protagonizados pela psicóloga e sexóloga Laura Muller, com a participação das médicas Dra. Marcela McGowan, Dra. Cidinha Ikegiri, especialistas em saúde feminina, além das influenciadoras @Jeskagrecco, @bearangel, @pretademais, @manuhrubi e @jojoca, para enriquecer o diálogo.
REFERÊNCIAS CONSULTADAS
1. SILVA, Erika C. Efeitos do estresse crônico em áreas do cérebro. Revista Eletrônica Estácio Recife. Recife, 2015. Disponível em: <https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/12>. Acesso em 11/03/2024.
2. MOREIRA, Simone da Nóbrega Tomaz; LIMA, Josivan Gomes de; SOUSA, Maria Bernadete Cordeiro de; AZEVEDO, George Dantas de. Estresse e função reprodutiva feminina. Ponto de Vista. Revista Brasileira de Saúde e Maternidade Infantil 5 (1). 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1519-38292005000100015>. Acesso em 11/03/2024.
3. Brand Guidance Kantar 2022.
DIZERES LEGAIS
Buscofem. ibuprofeno. Indicações: tratamento dos sintomas de febre e dores leves e moderadas associadas a gripes e resfriados, dores de garganta, de cabeça, enxaqueca, de dente, nas costas, musculares, articulares e na região abaixo do umbigo, como cólicas menstruais. MS 1.7817.0892. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Mar/2024.