Comer muito doce causa diabetes?

Diabetes Saúde

Dia 14 de novembro é considerado o Dia Mundial do Diabetes, uma das doenças crônicas mais comuns do mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, ele atinge aproximadamente 13 milhões de pessoas e pacientes cada vez mais jovens apresentam problemas de saúde crônicos.

Conheça os tipos de diabetes e problemas que podem causar:

– Tipo 1: ocorre quando o corpo não é capaz de produzir insulina em quantidade suficiente. Esse tipo é o menos comum, sendo responsável por 10% dos casos de diabetes e atinge, principalmente, crianças, adolescentes e adultos jovens.

– Tipo 2: Corresponde a 90% a 95% de todos casos de DM nesse tipo de diabetes o corpo produz insulina mas ela não cumpre corretamente a sua função de controlar a glicose no sangue, causando a hiperglicemia.

Prevenção do Diabetes Tipo 2

De acordo com o endocrinologista Martinho Nunes, a maioria dos casos de Diabetes Tipo 2 poderia ser evitada com uma alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, mas o fator genético é algo que não pode ser descartado.

“Esse tipo de diabetes está ligado ao sedentarismo, a má alimentação, o ganho de peso, a obesidade, mas não é só isso. (…) Tem também o caráter genético muito importante, ou seja, tem pessoas que tem o histórico familiar tão importante para o desenvolvimento do diabetes tipo 2 e isso faz com que mesmo ela tendo uma vida saudável, ela acabe desenvolvendo uma resistência a insulina”, falou.


Mito x Verdade

Ainda segundo especialista, é mito afirmar que o doce está diretamente ligado ao desenvolvimento de diabetes.

” É mito. O hábito não saudável e aí envolve o doce, gordura, não praticar atividade física..isso sim leva ao diabetes, mas não é porque você comeu doces que vai ter a diabetes”, explicou.

O excesso de glicose na corrente sanguínea pode causar prejuízos a outros órgãos e ao funcionamento do corpo como:

– Aumento de doenças cardiovasculares;
– Retinopatia: danos à retina;
– Falência renal;
– Amputações: pequenas feridas que podem evoluir;

Comente sobre esta matéria ;)