1

6ª edição do Festival do Café no Triângulo SP

Dia Nacional do Café: Prefeitura de São Paulo promove 6ª edição do Festival do Café no Triângulo SP com 40 cafeterias participantes
 

Festival do Café no Triângulo SP já é um evento tradicional do calendário da cidade de São Paulo. Criado com o objetivo de celebrar a relação entre o café e o Centro da cidade de São Paulo, o evento que chega à 6ª edição neste ano, relembra a história desta bebida no Brasil e na própria cidade. 
 

Para celebrar este saboroso encontro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, promove o Festival do Café no Triângulo SP com início em 20 e 24 de maio.
 

O objetivo deste evento é celebrar o Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio, com uma semana de atividadesAo todo, são 40 cafeterias participantes, localizadas na região central, que nesta edição incluirá também alguns estabelecimentos no entorno da Praça da República, expandindo o perímetro do evento. Cada estabelecimento é convidado a preparar uma novidade para o cardápio, criar um combo promocional ou algo novo que atraia o interesse das pessoas. Historicamente, diversas cafeterias criam receitas exclusivas, extrações originárias de micro lotes ou, ainda, doces e salgados harmonizados com o café.
 

A abertura será no dia 20 de maio, na Arena B3, localizada na Praça Antônio Prado, 48, com a presença de representantes das cafeterias e autoridades da Cidade de São Paulo. Neste dia, a Banda da GCM fará uma apresentação no encerramento.
 

“Este evento do nosso calendário é a cara da cidade de São Paulo, que tem uma relação de afeto com o café, um grão que está totalmente relacionado à história de desenvolvimento econômico da capital. As atividades do festival nos relembrar dessa conexão e nos proporcionam experiências gastronômicas exclusivas, valorizando os empreendedores da região central e a história desta bebida icônica com a cidade”, resume o Secretário Municipal de Turismo, Rui Alves. 
 

Novidades desta edição

Neste ano, o Festival do Café oferecerá mais oportunidades de imersão no universo cafeeiro. Entre as novidades, estão a Instalação Campo Amor, que consiste na reprodução de um grande terreiro, com obras da artista Raquel Fayad, no qual o público é convidado a tirar os sapatos e caminhar sobre os grãos de café. Outra atividade imersiva é o Túnel Imersivo que ficará entre as ruas Antônio Prado, XV de novembro e Praça do Patriarca. O público poderá percorrer cerca de 100 metros numa experiência de visualização de vídeos elaborados pelo Museu do Café (Santos/SP), remetendo à tranquilidade do campo, de memórias afetivas, agito e intensidade que só o café proporciona.

Quem curte cinema poderá curtir sessões ao ar livre na Praça do Patriarca, com uma programação que remete ao universo cafeeiro. 
 

Combos promocionais

Entre os estabelecimentos que se destacam na elaboração de combos promocionais estão Café Martinelli, com o “Café Mocinha”: café expresso, leite condensado, especiarias e chantilly; IL Barista, que oferecerá três ofertas durante o evento: Filtrado ToGo com Pão na Chapa; Oferta 2: Filtrado ToGo com Bolo Caseiro e Oferta 3: Filtrado ToGo com Tostex. Maria Cristina Doces traz uma oferta de Orange Coffee que consiste em café com suco de laranja com uma extração de café e essência de baunilha, com um quindim. Nesta edição, o Supremos Café terá um croissant com café expresso. 
 

Vai de Roteiro: Edição Especial do Festival do Café

Em parceria com o grupo Caminhos do Triângulo, serão oferecidos três tipos de passeio durante o período do Festival do Café que passam pelas cafeterias que participam do evento nesta edição. Ao todo, serão duas saídas diárias, às 10h e às 14h, no período de 20 a 24 de maio. As inscrições podem ser feitas diretamente pela plataforma Sympla: www.sympla.com.br/turismoprefsp
 

Workshops

Como já é tradicional no evento, esta edição também contará com workshops no Centro Cultural Banco do Brasil. A programação é formada por três atividades: no dia 20 de maio, às 14h, haverá um workshop com o Museu do Café. No dia 21, o Martins Café traz um workshop com o tema 150 anos de Café, contados através da xícara – A Evolução do Café Paulista nos Últimos 150 anos. No dia 22, Chris Stocovick, chef executivo do Badaró Art Caffé, realiza o workshop temático: Café é só uma bebida?
 

A programação completa estará disponível no site www.cidadedesaopaulo.com

Comente sobre esta matéria ;)