5 experiências gastronômicas imperdíveis na Noruega

#AgitoSP Viagens: Internacional Cidade

A Noruega é um dos países que vem mais se destacando no cenário gastronômico mundial nos últimos anos. Muitos viajantes escolhem o país como destino pelas experiências únicas que oferece ao paladar.

Confira abaixo cinco experiêcias gastronômicas imperdíveis na Noruega:

Cervejaria Ægir

Flåm é um dos vilarejos mais charmosos da região dos fiordes da Noruega. Lá está localizada uma cervejaria artesanal chamada Ægir. O estabelecimento rapidamente chama a atenção pela arquitetura de estilo viking, mas a melhor parte está no seu cardápio. Na Ægir, eles fabricam a própria cerveja com a água das geleiras e as servem em torneiras de chopp feitas de chifres de rena. Além da degustação de cervejas, o local também oferece uma grande variedade de pratos da gastronomia local.

Restaurante Credo

O aclamado Restaurante Credo, localizado na cidade histórica de Trondheim, é conhecido por levar a sério a filosofia do “Farm to Table”, usando ingredientes locais e próprios de cada estação. O estabelecimento acaba de ganhar sua primeira estrela Michelin e tem a engajada chef Heidi Bjerkan no comando. Heidi foi a primeira mulher norueguesa a receber uma estrela Michelin, além de também ter sido a primeira a receber o prêmio de sustentabilidade do guia. Ela foi reconhecida por ser engajada na conscientização sobre os sistemas alimentares, trabalhando pela evolução das práticas de uso da terra e preservando a cultura gastronômica tradicional da sua região.

Mercado de peixes de Bergen

Na vibrante cidade de Bergen, a segunda maior da Noruega, uma das experiências gastronômicas mais autênticas é a visita ao Mercado de Peixes, onde há uma grande variedade de frutos do mar, frutas, verduras e especiarias. É uma oportunidade imperdível de conhecer e provar os sabores exóticos da Noruega com degustações ou almoços informais nos restaurantes, que servem porções de peixes e cervejas locais. O mercado existe desde o século XIII e está localizado no coração da cidade.

Safari gastronômico em Røros

Røros é uma encantadora cidade na região central da Noruega, que ficou conhecida por servir de inspiração para o filme Frozen, da Disney. Além de seus belíssimos cenários,  Røros também abriga uma rica cultura gastronômica. Por isso, é possível embarcar em um safari gastronômico na região, para conhecer melhor os ingredientes e pratos típicos do local, com destaque para os latícionios premiados mundialmente.

Destilaria Aurora Spirit

A cidade de Tromsø, no norte da Noruega, é conhecida como a capital da aurora boreal, pela grande incidêcia do fenômeno na região. Inspirada pelas luzes do norte, foi criada na cidade a destilaria Aurora Spirit, produtora de aquavit, bebida nacional da Noruega, além de gins e outras bebidas premiadas em campeonatos mundiais. É possível visitar o estabelecimento para degustações dessas bebidas típicas da região.

Para aqueles que desejam explorar a fundo a gastronomia norueguesa, a operadora de turismo New Age acaba de lançar um pacote de viagem bastante inusitado para. A viagem contará com o acompanhamento da própria chef Denise Guerschmane do fotógrafo Thiago Maziero.

O roteiro, que já está disponível para compra, foi idealizado por Denise e Thiago com o objetivo de encantar os viajantes com os sabores e paisagens únicos da Noruega. A saída acontecerá no dia 10 de outubro e o grupo passará 14 noites no destino. A viagem passará por Bergen, cidade conhecida como a capital dos fiordes, por Flåm, um pequeno vilarejo que mais parece cenário de um filme, por Trondheim, uma das cidades mais culturais do país, por Rorøs, que foi reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, pela belíssima ilha de Senja e, finalmente, pela capital Oslo. Nesse itinerário super completo, os participantes terão a oportunidade de conhecer diferentes regiões da Noruega e destinos que são pouco explorados em roteiros convencionais.

A viagem incluirá seis experiências gastronômicas exclusivas, selecionadas pela chef Denise. Ao final do itinerário, todos os viajantes receberão as fotos feitas pelo fotógrafo Thiago, tendo belíssimas imagens como recordação da experiência.

Para mais informações, basta acessar o site da New Age.       

Comente sobre esta matéria ;)