1

5 dicas de como agir em casos de alagamento no trânsito

Motoristas devem ficar atentos e ter cautela para evitar acidentes e danos ao veículo

Verão é a época das altas temperaturas e chuvas intensas. Nessa estação do ano, o número de alagamentos e inundações aumenta significativamente devido ao grande volume de água nas ruas e ambientes urbanos que possuem deficiência no sistema de drenagem. É por isso que o cuidado no trânsito deve ser redobrado para a segurança dos motoristas e pedestres. Pensando nisso, o professor e doutorando em trânsito Daniel Luis Nithack, do UniMetrocamp | Wyden, separou 5 dicas de como agir em casos de alagamento no trânsito. 

Fique atento à altura da água
Se você estiver em uma área alagada e a água estiver na metade do pneu do carro, não arrisque! Se possível, faça um retorno. Caso não possa voltar, estacione em um local que não atrapalhe o trânsito de outros veículos, saia do carro e procure um local seguro, que seja mais elevado e não tenha risco de inundação.

Procure saber sobre os históricos de inundações
O fluxo de água escoa pelos pontos mais baixos de um relevo, por isso, em dias de chuva, procure saber se o trecho por onde você trafega possui históricos de inundação. Em caso afirmativo, procure rotas alternativas.

Cuidado redobrado com os buracos
Em épocas de chuva é comum os pavimentos apresentarem mais buracos que o normal. Como eles passam despercebidos em áreas alagadas, o ideal é reduzir a velocidade para evitar acidentes e danos ao veículo.

Manutenção do veículo
Em dias de chuva a aderência do pneu no asfalto é menor, então mantenha sempre a manutenção do carro em dia. São as fissuras do pneu que ajudam a manter o controle do veículo. Ao se deparar com áreas alagadas, diminua a velocidade e sinalize. Além disso, nunca freie nesses trechos, pois pode ocasionar o efeito de aquaplanagem.

Preste atenção nos sinais
Existem locais que as inundações ocorrem rapidamente, por isso fique atento aos sinais. Em qualquer indício de alagamento, procure por um local de segurança e, se possível, informe aos motoristas, pedestres, e até mesmo o corpo de bombeiros. Lembre-se que segurança vem sempre em primeiro lugar.

Comente sobre esta matéria ;)