1

10 Brincadeiras para desenvolver as crianças

A Neuropsicopedagoga Lidiane Leite ensina 10 brincadeiras que vão ajudar os pais e educadores desenvolver várias habilidades das crianças.

Segundo a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite, brincar é muito mais importante que o próprio brinquedo. “Ter apenas brinquedos que piscam, giram e fazem tudo sozinhos dificulta o uso da imaginação e do pensamento analítico da criança.  Acredito que brincadeiras que promovem uma maior interação e protagonismo desenvolvem muito mais a criatividade, a exploração, a curiosidade e a aprendizagem das crianças”, ressalta.

Para Lidiane Leite, ficar vendo vídeos na Internet está se tornando cada vez mais perigoso. “Muitas crianças estão imersas no mundo digital, ficando expostos a conteúdos tóxicos, agressivos e inadequados.  Vários psicólogos, médicos e delegadas já alertaram os pais para protegerem seus filhos desses memes feito por inteligência artificial chamados “brainrot italiano”, que são vídeos tóxicos e nada educativos. Além do que, em 2021,  vale lembrar, que na França, 5 crianças foram hospitalizadas após imitarem os jogos da série chamada Round 6”, comenta.  

De acordo com Lidiane, a criança que não brinca e fica só na internet, não se desenvolve corretamente. “Saiu um estudo da Academy of Pediatrics que revela que brincar gera um impacto positivamente em diversas áreas da vida da criança. Além do que, durante a brincadeira, diversos neurotransmissores são ativados, promovendo benefícios cognitivos e emocionais. Assim, devemos reduzir os tablets e celulares e valorizar as brincadeiras que desenvolvem o cérebro das crianças “, explica.

“O ato de brincar é uma necessidade crucial para o desenvolvimento integral da criança, pois brincando ela aprende sobre si mesma, sobre os outros e sobre o mundo ao seu redor.  Incentivar a brincadeira é investir no futuro da criança”, finaliza Lidiane Leite.

Lidiane Leite separou 10 brincadeiras para ajudar no desenvolvimento da criança.

01 – Procure e ache 

O adulto deve colocar o brinquedo em um local alto, que a criança precise se alongar, ficar nas pontas dos pés ou ainda se esticar para pegar o brinquedo. Quando a criança alcançar o objeto, parabenizar o esforço dela.

02 – De olhos fechados

Você coloca a venda nos olhos da criança e a posiciona diante de uma folha de papel e alguns lápis de cor. De olhos fechados, a criança vai desenhar um objeto, pessoa ou figura sem ver o que está sendo feito, confiando apenas no tato, na sua memória e na sua imaginação. É muito divertido!

03 – Qual não tem par ?

Espalhe no chão um chinelo, um sapato e um tênis. Em seguida, peça para a criança olhar e prestar atenção em todos os calçados. Sem a criança ver, retire do chão um calçado. Por fim, peça para a criança achar qual dos calçados está sem o seu par.

04 – Invertendo os números

Diga em voz alta para a criança dois números. Depois solicitar que a criança repita esses mesmos números só que invertidos. Exemplo. O adulto diz 5 e 8. A criança deverá dizer 8 e 5. 

05 – Stop dos sons

Essa é uma variação do jogo do conhecido “Stop”. As categorias nesse caso envolvem os sons. Tais como: sons barulhentos, sons engraçados, sons que dão sono, sons irritantes, sons dos animais, sons que tem em casa. O adulto escolhe a letra e a criança precisa preencher as categorias. Por exemplo: som engraçado com a letra “R”? Risada! Sons de animais com a letra “L”? Latido.

06 – Desafio maluco

Peça para a criança jogar todo o seu peso para o lado direito. Então peça para ela levantar a perna esquerda, mantendo-a bem esticada. Espere e veja quanto tempo a criança consegue ficar nessa posição sem se mexer.

07 – Onde está o celular

O adulto esconde o celular no ambiente enquanto a música toca sem a criança ver. Enquanto a música estiver tocando, a criança pode procurar o aparelho. Se a música acabou e a criança não achou o aparelho escondido ela perdeu.

08 – Brincando com as letras

Peça para a criança falar em voz alta o máximo de palavras que ela sempre que começa com “G”, em dois minutos. Em seguida, solicitar para a criança dizer palavras que terminam com a letra “L”.  E por fim, pedir que a criança cite palavras que tenha a letra “M” seja no começo ou no final.

09 – Imitando os animais

Peça para a criança imitar um caranguejo. Em seguida, solicitar que a criança imite uma cobra. Depois pedir para a criança imitar um sapo. Por fim, pedir para a criança imitar um leão na selva e um passarinho no céu.

10 – Embrulhando presentes

Entregue para criança folhas de papel usadas e rabiscadas, fitas  e cola. Peça para a criança embrulhar um objeto e te entregar.  O objeto pode ser um livro, um brinquedo   ou uma caixa de papelão, por exemplo.

Comente sobre esta matéria ;)